Defesa Civil de Mogi das Cruzes implanta Sistema de Alerta para chuvas e emergências


Postado em .

Imagem: Defesa Civil de Mogi das Cruzes implanta Sistema de Alerta para chuvas e emergências. Publicado no Portal A+ | notícias de Arujá e região.

A Defesa Civil de Mogi das Cruzes lançou um novo Sistema de Alerta via SMS para informar a população sobre chuvas, pontos de risco e orientações específicas para regiões afetadas na cidade. O serviço é gratuito e para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da residência para o número 40199.

O novo sistema é semelhante ao já oferecido pela Defesa Civil do Estado, mas com a vantagem de fornecer informações específicas para bairros e regiões de Mogi das Cruzes, com base em dados locais das previsões climáticas.

“Estamos vivendo um período crítico, com volumes de chuva muito elevados em curtos períodos de tempo. O objetivo do novo serviço de alerta é que as informações cheguem de forma mais rápida e eficiente para a população, permitindo que os moradores possam se prevenir”, destacou a prefeita Mara Bertaiolli, que acompanha de perto os efeitos das chuvas intensas registradas no último fim de semana.

Chuvas acima da média e reforço no monitoramento

Nos últimos três dias, Mogi das Cruzes acumulou 164,9 mm de chuva, mais da metade do volume esperado para todo o mês de fevereiro. Para efeito de comparação, em fevereiro de 2024, o índice total foi de 239,8 mm. Diante do cenário, a prefeitura solicitou reforço da Defesa Civil do Estado e intensificou o monitoramento dos pontos críticos da cidade dentro da Operação Verão.

Entre as áreas mais afetadas estão os bairros Jardim Aeroporto, Santos Dumont e Jardim Layr, próximos ao Córrego Oropó, que transbordou. Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estão atuando na desobstrução do córrego para aumentar sua capacidade de drenagem.

Famílias desabrigadas e campanha de doações

Até o momento, cinco famílias, totalizando 20 pessoas, estão desabrigadas e foram encaminhadas para alojamentos temporários da prefeitura. O suporte é oferecido por equipes da Guarda Civil Municipal e de assistentes sociais. Outras dezenas de famílias estão recebendo ajuda por meio de doações coordenadas pelo Fundo Social de Solidariedade e pela Assistência Social.

Desde o último sábado (1º), o Fundo Social iniciou uma campanha para arrecadar água potável, itens de higiene pessoal (incluindo fraldas descartáveis) e produtos de limpeza (como água sanitária, detergente e sabão em pó). As doações podem ser entregues no Tiro de Guerra ou na sede do Fundo Social, localizada na Prefeitura de Mogi das Cruzes, das 9h às 17h30.

Na tarde desta segunda-feira (3), uma equipe do Programa de Saúde da Família do Jardim Aeroporto II estará na área mais atingida pelos alagamentos, com médico e profissionais de saúde para realizar visitas e oferecer orientações aos moradores.

Além dos alagamentos nos bairros próximos ao Córrego Oropó, também foram registradas inundações em Jundiapeba, Quatinga e Pindorama. A prefeitura atendeu ocorrências de quedas de árvores em diversas regiões, incluindo o Conjunto São Sebastião, Rodeio, Taiaçupeba, Conjunto Nova Bertioga, Taboão e Parque Santana.

Foi registrado ainda um deslizamento de terra em uma encosta de área verde na rua Guarapiranga, no Jardim Layr. O local foi isolado e não houve feridos ou danos a residências.

A população pode registrar ocorrências ou solicitar ajuda em situações de emergência pelos seguintes telefones:

Defesa Civil: 199

Corpo de Bombeiros: 193

Ambos os serviços são gratuitos e funcionam 24 horas por dia.

Compartilhar
Portal A+ Lateral
Prefeitura de Osasco Dengue - 150 x300
+ Recentes
 
 
 
 
 
+ Buscar
Portal A+
+ Notícias