Suzano inicia projeto “Smart Suzano” com câmeras de reconhecimento facial


Postado em .

Imagem: Suzano inicia projeto “Smart Suzano” com câmeras de reconhecimento facial. Publicado no Portal A+ | notícias de Arujá e região.

A Prefeitura de Suzano deu início, na última quarta-feira (17), à instalação das primeiras câmeras ultra HD com tecnologia de reconhecimento facial do projeto “Smart Suzano”, que promete reforçar a segurança pública e ampliar a capacidade de monitoramento na cidade.

O sistema é capaz de realizar cerca de 30 reconhecimentos por minuto, identificando características físicas, gênero, expressões e idade aproximada. As informações são cruzadas com bancos de dados de segurança por meio do software Sentry, que possui taxa de acerto de 98%. Caso haja confirmação, viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM) são acionadas para atender a ocorrência.

Nesta fase inicial, os equipamentos estão sendo instalados na região central de Suzano, em pontos estratégicos como a Estação Suzano da Linha 11-Coral da CPTM, áreas comerciais e vias de grande fluxo, como a SP-66 (Dr. Prudente de Moraes). A expectativa é expandir a tecnologia, em breve, para bairros das regiões norte e sul.

O prefeito Pedro Ishi acompanhou a implantação e destacou o avanço que a tecnologia representa para o município.

“É um dia histórico para Suzano. O ‘Smart Suzano’ vai nos ajudar a reduzir os índices criminais e a proteger ainda mais os moradores. Esse projeto é fruto de muito trabalho e da inspiração do ‘Smart Sampa’, que já demonstrou resultados positivos em São Paulo”, disse.

De acordo com a Secretaria de Segurança Cidadã, a nova ferramenta será integrada à Central de Segurança Integrada (CSI), que já opera mais de 1,2 mil câmeras em tempo real, somando-se às ações de seis grupamentos e cinco bases da GCM.

O secretário municipal de Segurança Cidadã avaliou a tecnologia como um marco.

“Teremos ganhos sem precedentes. Trata-se do que há de mais moderno no monitoramento, trazendo mais eficiência e agilidade no trabalho da GCM”, afirmou.

A implantação segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo que as informações coletadas sejam utilizadas exclusivamente para fins de segurança pública.

O projeto também contou com o apoio do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi e do governador Tarcísio de Freitas. “Não posso deixar de agradecer ao nosso sempre prefeito Rodrigo Ashiuchi, que deu início a esta conquista, e ao governador Tarcísio de Freitas, por permitir que os municípios utilizem essa tecnologia no combate à criminalidade”, concluiu Ishi.

Compartilhar
Long hair lateral
+ Recentes
 
 
 
 
 
+ Buscar
+ Notícias