Estudo revela mais de 3,5 mil estabelecimentos rurais no Alto Tietê; hortaliças e flores lideram produção


Postado em .

Imagem: Estudo revela mais de 3,5 mil estabelecimentos rurais no Alto Tietê; hortaliças e flores lideram produção. Publicado no Portal A+ | notícias de Arujá e região.

A agricultura se consolida como uma das principais forças econômicas do Alto Tietê. Um levantamento inédito realizado pelo Sebrae-SP, em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+), identificou a existência de 3.586 estabelecimentos rurais nos 14 municípios que integram a entidade.

Apesar da diversidade de culturas, a produção de hortaliças e flores se destaca, respondendo por 57,6% do total regional. O estudo foi apresentado no último dia 17 de setembro, na Fatec de Mogi das Cruzes, e deve embasar a formulação de políticas públicas e iniciativas voltadas ao setor, que atualmente gera mais de 5,6 mil empregos diretos.

Segundo o Condemat+, a agricultura regional é responsável por uma receita bruta estimada em R$ 1 bilhão ao ano. Além disso, o agronegócio do Alto Tietê reúne 1.002 pequenos negócios, sendo 752 Microempreendedores Individuais (MEIs), 217 Microempresas (MEs) e 33 Empresas de Pequeno Porte (EPPs), o que representa 12,9% dos empreendimentos locais.

Para a gerente regional do Sebrae-SP no Alto Tietê, Gilvanda Figueirôa, os dados servirão de base para fortalecer as Cadeias Produtivas Locais (CPLs).
“Estamos muito felizes em fornecer informações valiosas para a tomada de decisões. Com esse levantamento, poderemos planejar os próximos passos para o fortalecimento da agricultura, identificar tendências de mercado e impulsionar a inovação”, afirmou.

O gerente regional do Sebrae-SP em Guarulhos, Sérgio Gromik, reforçou a importância da integração regional. “Somos estimulados a tomar decisões baseadas em dados concretos para garantir a efetividade das ações. Isso nos dá a certeza de que cada recurso investido traz resultados.”

O estudo, elaborado pela Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae-SP, contempla os municípios de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Igaratá, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano.

De acordo com Evandro Toshiyuki Omura, coordenador da Câmara Técnica de Agricultura do Condemat+, o levantamento será um guia para ações conjuntas.
“A partir desses dados, poderemos trabalhar para melhorar as condições de produção. Outras culturas, como morango, uva e a criação de caprinos, já demonstram crescimento na região. Esse é o caminho”, avaliou.

O encontro que apresentou os resultados contou com representantes da Câmara Técnica de Agricultura dos municípios consorciados, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (CATI), da Fatec, além de empresários e entidades ligadas ao programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider). A programação incluiu oficinas para mapear desafios e soluções a partir das informações levantadas.

Compartilhar
Long hair lateral
+ Recentes
 
 
 
 
 
+ Buscar
ARUJÁ - DIA NACIONAL DA LUTA PCD
+ Notícias