Biritiba Mirim, Ferraz, Itaquá e Salesópolis são os grandes vencedores do 2º Prêmio Inova Educação


Postado em .

Imagem: Biritiba Mirim, Ferraz, Itaquá e Salesópolis são os grandes vencedores do 2º Prêmio Inova Educação. Publicado no Portal A+ | notícias de Arujá e região.

O 2º Prêmio Inova Educação consagrou, na noite de ontem (24), os quatro projetos vencedores da maior premiação da educação pública do Alto Tietê e região. O evento, promovido pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (CONDEMAT+), reuniu mais de 500 pessoas no Clube de Campo de Mogi das Cruzes para celebrar iniciativas que unem tecnologia, inovação e criatividade nas redes municipais.

Ao todo, 36 projetos das 14 cidades consorciadas participaram da edição 2025, divididos entre as categorias Práticas de Gestão e Práticas Pedagógicas, com eixos distintos para municípios com mais e menos de 100 mil habitantes. Os grandes destaques da noite foram Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Salesópolis, que levaram troféu, certificado e a arca de “Tesouros Literários”.

Em Práticas de Gestão, na faixa de municípios até 100 mil habitantes, Salesópolis venceu com o projeto “Cultura Digital na Escola: Um Caminho para Formar Leitores Apaixonados”, desenvolvido por Cristiane Milena Nepomuceno Pinto, da EMEF Mestra Henriqueta. Já entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, o destaque foi Ferraz de Vasconcelos, com o projeto “Imprensa Jovem”, realizado pelos professores Bruno Salermo Rodrigues, Fábio Carneiro Ferreira, Alessandra Cleonice Barrento Trindade e Elias Rodrigues Pereira da Silva, da EMEB Prefeito Helmuth Hermann Hans Louis Baxmann.

Na categoria Práticas Pedagógicas, Biritiba Mirim garantiu a vitória no eixo para cidades com até 100 mil habitantes, com o projeto “Cultura Digital: Eliminando Barreiras de Comunicação e Contribuindo na Inclusão de Pessoa Surda”, da professora Paula Gomes de Oliveira (EMEF Waldemar Costa Filho). Gaurarema e Santa Isabel também ficaram entre os finalistas.

Entre os municípios acima de 100 mil habitantes, Itaquaquecetuba foi premiada com o projeto “Podcast Nova Onda – Feito por Alunos, Conectando Conhecimento”, conduzido pelo professor Lídio Jonas de Sousa, da EMEB Engenheiro Chiozo Kitakawa. Suzano e Mogi das Cruzes completaram a lista de finalistas do eixo.

A cerimônia contou ainda com uma palestra inspiradora e sessão de contação de histórias do escritor, músico e jornalista André Curvello, que emocionou o público. Para o presidente do CONDEMAT+ e prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, o prêmio reafirma o papel transformador da educação pública regional. “Celebramos o protagonismo de quem transforma vidas todos os dias. É o resultado de uma rede que acredita na inovação como caminho para uma educação de excelência”, afirmou.

A secretária de Educação de Biritiba Mirim e coordenadora da Câmara Técnica de Educação do consórcio, Silvana de Fátima Nascimento, reforçou o impacto do tema desta edição, “Educação e Cultura Digital: Oportunidades e Desafios”, e destacou a troca de experiências entre os municípios.

O evento reuniu autoridades de toda a região, incluindo prefeitos, vice-prefeitos e secretários de Educação das cidades consorciadas, todos homenageados com uma placa de participação.

A premiação teve patrocínio de empresas e entidades parceiras, como Helper Tecnologia, New Tesc, Inteligênios, CNK Advogados, Sicredi, Neurobrinq, Miriam Athie Advocacia, Souza & Silva Serviços e Distribuição e Sincomércio, além do apoio de instituições de ensino e organizações regionais.

Compartilhar
FERRAZ DE VASCONCELOS - REFIS 2025
Long hair lateral
+ Recentes
 
 
 
 
 
+ Buscar
Prefeitura de Arujá
+ Notícias