Postado em .
O turismo paulista viveu uma noite histórica ontem (03/12), em Brasília durante a 4ª edição do Prêmio Nacional do Turismo, maior premiação do setor no país. O Estado de São Paulo foi destaque absoluto ao conquistar seis premiações, sendo quatro delas em 1º lugar e outras duas em 3º lugar. Entre os destaques, o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, recebeu o prêmio máximo na categoria “Governo, Dirigentes e Parlamentares”, uma das mais relevantes do evento.
O reconhecimento nacional reforça o avanço das políticas públicas implementadas pela gestão do governador Tarcísio de Freitas, com foco em inovação, regionalização, diálogo com os municípios e geração de resultados concretos para a economia do turismo no Estado.
“Receber este prêmio é uma honra que compartilho com toda a equipe e com aqueles que caminham conosco na missão de fortalecer o turismo paulista. É um reconhecimento ao trabalho sério, técnico e comprometido que São Paulo tem realizado”, afirmou Lucena, ao celebrar o resultado.
No eixo ambiental, o Estado garantiu o 1º lugar na categoria “Valorização do Patrimônio Natural no Turismo”, com o Programa de Avistamento de Baleias, desenvolvido pela Secretaria de Turismo de São Sebastião. Pioneira no país, a iniciativa tem ampliado o fluxo turístico associado à vida marinha no Litoral Norte. Segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), cerca de 120 mil turistas devem visitar anualmente a região motivados pelo avistamento, gerando impacto econômico estimado em R$ 138 milhões por temporada.
Outra iniciativa em destaque foi a Palmitolândia, de Iporanga, vencedora em 1º lugar na categoria “Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas”. O projeto, que integra agricultura, gastronomia, turismo e conservação ambiental, reúne mais de mil receitas à base de palmito e oferece visitas guiadas e oficinas culinárias no coração da Mata Atlântica.
Na iniciativa privada, São Paulo conquistou novamente o 1º lugar: Ernani Paciornik, CEO do Grupo Náutica e fundador da Revista Náutica, venceu a categoria “Profissionais de Destaque – Empreendedores de Médio e Grande Porte”.
Completam a lista de premiações paulistas o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), que ficou em 3º lugar na categoria “Gestão de Dados e Inteligência em Turismo”, e a Associação Caminho da Fé, premiada em 3º lugar na categoria “Trilhas de Longo Curso como Vetores de Desenvolvimento Turístico”.
Com resultados expressivos em diversas frentes, o Estado de São Paulo reforça sua liderança nacional no setor e se consolida como referência em políticas públicas, inovação e desenvolvimento turístico.