Saúde de Suzano orienta população sobre a importância de manter a vacinação em dia no fim do ano


Postado em .

Imagem: Saúde de Suzano orienta população sobre a importância de manter a vacinação em dia no fim do ano. Publicado no Portal A+ | notícias de Arujá e região.

Com a proximidade das festas e do período de viagens, a Secretaria Municipal de Saúde de Suzano reforça o alerta para que a população mantenha a caderneta de vacinação atualizada. A recomendação vale para todas as doenças preveníveis, mas ganha atenção especial entre pessoas que pretendem viajar para fora do país ou para regiões de mata, como cidades do interior paulista.

Entre os imunizantes prioritários estão as vacinas contra a febre amarela e o sarampo. No caso da febre amarela, a exigência da comprovação vacinal por alguns países torna a atualização ainda mais necessária, já que o Brasil é considerado área endêmica. Já o sarampo segue com registros de surtos em diferentes nações, inclusive com circulação do vírus em território brasileiro.

Na reta final de 2025, as unidades da Atenção Básica estarão aplicando vacinas na segunda e na terça-feira da próxima semana, dias 29 e 30 de dezembro, das 8h às 16h. A Unidade Básica de Saúde Prefeito Alberto Nunes Martins, conhecida como CS II, localizada na avenida Paulo Portela, nº 205, no Centro, também funcionará excepcionalmente neste sábado (27/12), das 8h às 18h. A relação completa de endereços pode ser consultada pelo link bit.ly/EnderecosUBS.

A Secretaria ressalta que a atualização da caderneta não se resume apenas à prevenção individual, mas também ao cumprimento de exigências sanitárias internacionais e à proteção coletiva. A vacina SCR, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, é considerada essencial diante do atual cenário epidemiológico.

Tanto a vacina contra febre amarela quanto a SCR são aplicadas por via subcutânea, em dose de 0,5 ml, e utilizam vírus vivos atenuados. Por esse motivo, são contraindicadas para pessoas com imunossupressão grave, como pacientes em tratamento contra o câncer, com HIV, em uso de altas doses de corticoides ou submetidos à quimioterapia ou radioterapia.

No caso específico da febre amarela, a avaliação médica é indispensável para gestantes e idosos. O imunizante também é contraindicado para crianças menores de seis meses, mães que amamentam bebês com menos de seis meses e pessoas com doenças febris em fase aguda.

O secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, destaca que o cuidado com a prevenção deve ser permanente, mas precisa ser intensificado neste período do ano. “É fundamental manter a vacinação em dia, especialmente contra a febre amarela e o sarampo. Nesta época, muitas pessoas viajam para locais com realidades epidemiológicas diferentes das de Suzano, o que aumenta o risco de exposição. Por isso, a vacinação é essencial”, afirmou.

Compartilhar
Long hair lateral
LONGHAIR LATERAL JANEIRO 2026
+ Recentes
 
 
 
 
 
+ Buscar
Portal A+ 2
+ Notícias