Inmet emite alerta vermelho por onda de calor no Alto Tietê


Postado em .

Imagem: Inmet emite alerta vermelho por onda de calor no Alto Tietê. Publicado no Portal A+ | notícias de Arujá e região.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) declarou alerta vermelho de grande perigo em razão da intensa onda de calor que atinge o Alto Tietê e todo o estado de São Paulo. O nível máximo de aviso é acionado quando as temperaturas permanecem cerca de 5 °C acima da média por mais de cinco dias consecutivos, representando risco elevado à saúde da população.

O alerta substitui o aviso anterior, de nível laranja, e indica a possibilidade de consequências severas, como estresse térmico, aumento de mal-estar e agravamento de problemas de saúde, especialmente entre idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas. O aviso também abrange todos os estados da região Sudeste, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, além do norte do Paraná, extremo leste de Santa Catarina, sul de Goiás e leste do Mato Grosso do Sul. Segundo o Inmet, o alerta é válido até as 18h desta segunda-feira (29).

De acordo com o instituto, a persistência de uma massa de ar seco e quente tem impedido a chegada de frentes frias, mantendo as temperaturas elevadas e a umidade relativa do ar em níveis críticos, entre 30% e 45% em diversas localidades.

O impacto do calor extremo foi sentido de forma intensa durante o período de Natal. Na capital paulista, os termômetros registraram 35,9 °C na quinta-feira (25), na estação do Mirante de Santana. O valor é o mais alto já registrado para o mês de dezembro nos últimos 64 anos, superando o recorde anterior de 35,6 °C, anotado em 1961. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a marca também ultrapassou o dia mais quente de 2025 até então, ocorrido em outubro, quando os termômetros chegaram a 35,1 °C.

O calor excessivo também tem provocado impactos no abastecimento de água. O Governo do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a redução imediata do consumo, após a demanda aumentar em até 60% em algumas regiões, pressionando os níveis dos mananciais que abastecem a Grande São Paulo.

Na área da saúde, os atendimentos por tontura, fraqueza e desmaios se tornaram mais frequentes, além de um aumento significativo nos casos de queimaduras solares. Todos os 92 municípios paulistas estão sob aviso de calor excessivo, sendo que 22 cidades enfrentam níveis classificados como severos ou extremos.

Compartilhar
Long hair lateral
LONGHAIR LATERAL JANEIRO 2026
+ Recentes
 
 
 
 
 
+ Buscar
Portal A+ 2
+ Notícias