“Foi uma bomba”, diz pastor Moisés Chocolate sobre saída da Câmara de Arujá


Postado em .

Imagem: “Foi uma bomba”, diz pastor Moisés Chocolate sobre saída da Câmara de Arujá. Publicado no Portal A+ | notícias de Arujá e região.

“Foi uma bomba.” Foi assim que o ex-vereador Moisés de Oliveira (União Brasil), conhecido como pastor Moisés Chocolate, descreveu ao Portal A+ o momento em que foi informado de sua saída da Câmara Municipal de Arujá, durante o recesso legislativo. Segundo ele, a decisão foi recebida com surpresa e tristeza, especialmente pelo trabalho que vinha sendo desenvolvido ao longo do mandato.

Chocolate ocupava a vaga como suplente do vereador Uelton Almeida, que estava afastado para exercer o cargo de secretário adjunto de Segurança Pública da Prefeitura. Com a exoneração do cargo comissionado, Uelton reassumiu automaticamente a cadeira no Legislativo, conforme prevê a legislação. Uelton está preso e é acusado de homicídio, em investigação conduzida pela Polícia Civil.

Apesar da previsão legal para o retorno do titular, o ex-vereador afirmou que a forma como foi comunicado o deixou abalado emocionalmente.

“Eu estava muito alegre com o trabalho que vinha fazendo. Apesar das dificuldades, as coisas estavam acontecendo, os projetos estavam andando. Receber essa notícia desse jeito foi muito doloroso”, afirmou.

Durante os nove meses em que esteve na Câmara, Moisés Chocolate destacou a aprovação de dois projetos que se tornaram lei: o Mesa Cheia, voltado à inclusão social, e outro que garante que famílias com dois filhos possam ser atendidas na mesma unidade escolar.

“Foram conquistas importantes. Eu esperei 25 anos para chegar à Câmara e, quando cheguei, procurei fazer um trabalho sério, com alegria e compromisso com quem mais precisa”, disse.

O pastor também relatou frustração com a falta de diálogo institucional.

“Não teve conversa, não teve explicação mais detalhada, não teve comunicado oficial. Simplesmente me informaram que eu estava fora. Isso machuca”, desabafou.

Mesmo chateado com a situação, Chocolate afirmou que segue confiante e espera uma reavaliação com o retorno das atividades legislativas.

“O tempo vai passando, a gente vai superando. Creio que, com a volta das sessões em fevereiro, tudo será esclarecido e eu possa voltar a continuar o trabalho que comecei”, concluiu.

O que diz a Câmara

Procurada pelo Portal A+, a Câmara Municipal de Arujá, por meio de sua Assessoria de Comunicação, informou em nota que a ocorrência envolve um vereador que estava licenciado do cargo à época, em situação alheia ao exercício das atividades parlamentares e fora do âmbito de atuação da Casa Legislativa.

Ainda segundo a nota, assim que a presidência tomou conhecimento dos fatos, foram adotadas as providências cabíveis, com a determinação de abertura imediata de processo administrativo.

O Legislativo afirmou ainda que acompanha o caso e que novas providências serão adotadas com o retorno das sessões ordinárias, previsto para o próximo mês, uma vez que o Regimento Interno determina que processos e deliberações desse tipo sejam realizados em plenário, com a participação dos parlamentares, o que não ocorre durante o recesso.

A Câmara também ressaltou que, até o momento, não há determinação judicial para o afastamento do vereador envolvido. Dessa forma, com a exoneração do cargo comissionado anteriormente exercido por Uelton de Souza Almeida, a legislação vigente determina o retorno automático do parlamentar ao exercício do mandato, anteriormente ocupado pelo segundo suplente, Moisés de Oliveira Marcelo, o pastor Moisés Chocolate.

Por fim, a nota explica que, com a publicação da Portaria nº 58.128, de 25 de dezembro de 2025, que exonerou Uelton do cargo de secretário adjunto de Segurança Urbana e Mobilidade, revogando a Portaria nº 56.775, de 10 de março de 2025, a Secretaria Legislativa da Câmara adotou todas as providências necessárias, em conformidade com o Regimento Interno e a legislação vigente.

Compartilhar
Long hair lateral
FERRAZ Carnaval  12716
+ Recentes
 
 
 
 
 
+ Buscar
PREFEITURA DE ARUJÁ PI 2859
+ Notícias