Postado em .
Uma operação integrada entre a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal (GCM) resultou na desarticulação de uma quadrilha especializada em roubo de motocicletas na madrugada desta quarta-feira (4), em Arujá. A ação teve início após um alerta do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) sobre o acompanhamento de uma motocicleta roubada vinda de Itaquaquecetuba.
Equipes do 35º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (35º BPM/M), incluindo o Comando de Grupo Patrulha (CGP-III) e viaturas de apoio, 31303 e M-31308,montaram um cerco estratégico ao identificarem quatro motocicletas em alta velocidade pela Estrada Santa Isabel. Durante o acompanhamento, os veículos acessaram a Avenida Renova dos Santos em direção à rotatória Jean Piagt, nas proximidades da Avenida Governador Mário Covas Júnior.
Na tentativa de fuga, dois dos condutores perderam o controle das motocicletas e caíram na rotatória que dá acesso à Avenida Mário Covas Júnior. Um dos suspeitos tentou fugir a pé e resistiu à abordagem, sendo contido pelos policiais militares. Com ele, foi apreendido um revólver calibre .38 municiado. Um policial militar sofreu ferimentos leves na mão durante a contenção.
Paralelamente, outros dois suspeitos seguiram em fuga em uma motocicleta CG 160 vermelha pela Avenida Renova dos Santos. Eles foram interceptados por equipes da Guarda Civil Municipal, que atuavam no apoio à ocorrência. Durante a abordagem, um dos indivíduos fez gesto interpretado como ameaça iminente, levando os agentes a efetuarem disparos de arma de fogo. Um dos suspeitos foi atingido de forma leve na região lombar e socorrido inicialmente no local, sendo posteriormente encaminhado sob escolta ao Hospital Luzia de Pinho Mello, em Mogi das Cruzes. Com o grupo, foi localizado um simulacro de arma de fogo.
Ao todo, três motocicletas foram apreendidas, sendo uma produto de roubo recente e outra com indícios de adulteração e placas clonadas de outro estado. Também foram recuperados aparelhos celulares oriundos de crimes, além de capacetes e outros objetos utilizados pelos envolvidos.
Em depoimento, os detidos confessaram que saíram da Zona Norte da capital paulista com o objetivo de praticar roubos de motocicletas na região do Alto Tietê. A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia de Arujá e registrada de forma conjunta pela Polícia Militar e pela Guarda Civil Municipal. Os suspeitos permanecem à disposição da Justiça pelos crimes de roubo, porte ilegal de arma, resistência e adulteração de sinais identificadores de veículo.