Postado em .
O esforço conjunto pela educação básica no Alto Tietê e região apresentou resultados expressivos nesta semana. Treze cidades que integram o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT+) foram reconhecidas pelo Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, Edição 2025. O dado mais relevante do balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) é que 100% dos municípios consorciados participantes registraram aumento em suas pontuações em comparação ao ano anterior.
O selo é um reconhecimento às gestões que cumprem as metas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), cujo objetivo central é garantir que todos os alunos estejam plenamente alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
A região garantiu sete certificações na categoria máxima e seis na categoria prata, demonstrando um avanço consistente na qualidade do ensino público local:
O município de Guarulhos optou por não participar desta edição do programa.
Entre os destaques da edição, três cidades apresentaram os crescimentos mais robustos em suas notas. Arujá liderou o ranking de evolução com um salto de 74 pontos, seguida por Salesópolis (+57 pontos) e Biritiba Mirim (+55 pontos).
Para a coordenadora da Câmara Técnica de Educação do consórcio, Silvana de Fátima Nascimento, os números refletem o sucesso da cooperação regional. “O resultado mostra que as cidades estão no caminho certo. Nossa Câmara Técnica tem papel fundamental ao promover a troca de experiências e o auxílio mútuo”, pontuou a secretária, destacando ainda iniciativas como o Prêmio Inova Educação.
Além da alfabetização na idade certa, o programa federal prevê a recuperação da aprendizagem para alunos do 3º ao 5º ano que apresentem defasagem. O selo funciona como um termômetro para a meta nacional de erradicar o analfabetismo escolar até o final desta década.