Câmara de Mogi das Cruzes lança Escola do Parlamento para capacitar servidores e aproximar comunidade


Postado em .

Imagem: Câmara de Mogi das Cruzes lança Escola do Parlamento para capacitar servidores e aproximar comunidade. Publicado no Portal A+ | notícias de Arujá e região.

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes oficializou na tarde de ontem (22) o lançamento da Escola do Parlamento. O anúncio foi feito pelo presidente do Legislativo, José Francimário Vieira, o Farofa (PL), acompanhado por parlamentares da Comissão Permanente de Educação, como as vereadoras Inês Paz (PSOL) e Priscila Yamagami (PL), e os vereadores Edson Santos (PSD) e Bi Gêmeos (PSD). A iniciativa tem como objetivo central o aperfeiçoamento técnico de servidores públicos e assessores, além de criar novos canais de formação cidadã e política para a população geral.

Para comandar o instituto de ensino, a servidora efetiva Poliana de Lima Noronha foi nomeada diretora, tendo Thiago Antônio Batalha como vice-diretor e coordenador pedagógico. A nova diretoria estabeleceu um prazo de 90 dias para a entrega do Regimento Interno e a estruturação do Planejamento Pedagógico da escola. A meta da Mesa Diretora é iniciar as primeiras turmas, com modalidades presenciais e online, já no segundo semestre deste ano.

Parcerias nacionais e foco no primeiro semestre

De acordo com a coordenação pedagógica, a estratégia inicial para acelerar a oferta de conteúdo será firmar convênios institucionais com entidades de peso no cenário nacional, como a Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) e o Programa Interlegis, do Senado Federal. Por meio dessas conexões e de parcerias com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), a Escola do Parlamento disponibilizará cursos prontos em plataformas digitais com certificação reconhecida.

A grade de disciplinas abrangerá temas fundamentais da administração pública, como orçamento, gestão governamental, tributos municipais e técnicas legislativas, este último voltado à melhoria do atendimento prestado pelos servidores da Casa de Leis. Além disso, a estrutura educacional passará a gerenciar e fortalecer programas que a Câmara já realiza, como as visitas institucionais de escolas da rede pública e o projeto Parlamento Estudantil.

Bastidores e perfis técnicos da liderança

Durante o ato de lançamento, os vereadores destacaram que a implantação da escola é fruto de articulações que se estendem por anos, incluindo visitas técnicas a institutos semelhantes em todo o estado. Priscila Yamagami, vice-presidente da Câmara, relembrou que a pauta contou com esforços de legislaturas passadas, citando o ex-vereador Zé Luiz, enquanto a vereadora Inês Paz frisou a importância de uma construção coletiva para o plano pedagógico.

A escolha da equipe diretiva seguiu critérios técnicos dentro do quadro do funcionalismo municipal:

  • Poliana de Lima Noronha (Diretora): Servidora efetiva da Câmara de Mogi há oito anos com atuação na Coordenadoria Financeira. É economista graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e contadora pela Universidade Cruzeiro do Sul, com pós-graduações em Contabilidade Pública, Auditoria e Controle Interno Municipal. Já atuou como Controladora Interna da Casa e chefe da Divisão de Contabilidade.
  • Thiago Antônio Batalha (Vice-diretor): Especialista em Gestão Pública, possui pós-graduação em Serviço Social e Docência Universitária, além de MBAs nas áreas de Ciência Política, Direito Eleitoral e Licitações e Contratos Administrativos.
Compartilhar
Long hair lateral
OSASCO PI 22207
+ Recentes
 
 
 
 
 
+ Buscar
Portal A+
+ Notícias