Postado em .
O Ranking Connected Smart Cities 2024, desenvolvido pela Necta e Urban Systems, destacou cidades do Alto Tietê entre os municípios mais inteligentes e conectados do Brasil. Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Poá foram as cidades da região que se sobressaíram no estudo, que avaliou 677 municípios com mais de 50 mil habitantes, considerando aspectos como urbanismo, economia, saúde, mobilidade e inovação.
O conceito de smart cities no ranking reflete a importância da conectividade entre setores públicos e privados, mostrando como investimentos em áreas como saneamento, saúde e governança impactam diretamente a economia e a qualidade de vida dos cidadãos.
Entre os destaques, Mogi das Cruzes ocupou a 58ª posição no ranking geral, sendo a única cidade da região presente na lista que considera todos os 11 eixos temáticos. Itaquaquecetuba ficou entre as 100 melhores cidades em mobilidade (34ª), segurança (46ª) e economia (94ª). Já Poá apareceu na 76ª posição em economia e 86ª em mobilidade.
O grande avanço foi de Arujá, que teve um crescimento significativo no setor econômico. Em 2022, a cidade ocupava a 90ª posição no eixo de economia e ficou fora da lista em 2023. Em 2024, porém, Arujá saltou para a 24ª posição, refletindo o aumento do número de empresas e empregos, indicando uma recuperação econômica robusta. Além disso, Arujá se destacou no eixo de empreendedorismo, ocupando a 31ª posição, impulsionada pelo crescimento de novos negócios na cidade.