Postado em .
O comandante da Polícia Militar de Arujá e Santa Isabel, Capitão Anderson Pelegrine, anunciou na tarde desta sexta-feira (4), antevéspera das eleições municipais de 2024, que haverá um reforço significativo no policiamento nas duas cidades para garantir um pleito tranquilo e seguro. Segundo o oficial, o efetivo da PM será ampliado em mais de 100% durante o fim de semana eleitoral, com a presença de diversas unidades especializadas.
“Teremos 100% do efetivo nas ruas, com o apoio do Batalhão de Ações Especiais (Baep), Força Tática, Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) e do Batalhão de Trânsito”, destacou o Capitão Pelegrine.
Ele explicou que o reforço começará a partir de amanhã (5), quando terá início a distribuição das urnas, e se estenderá até o fim da apuração, no domingo (6). O objetivo, segundo o comandante, é assegurar uma eleição pacífica, seguindo o exemplo de civilidade que a população das duas cidades sempre demonstrou em pleitos anteriores.
Além do aumento do policiamento ostensivo, a Polícia Militar está pronta para agir em casos de crimes eleitorais, como compra de votos, boca de urna ou a disseminação de desinformação. “Pedimos que a população denuncie qualquer irregularidade, seja compra de votos, distribuição infundada de panfletos ou fake news. O eleitor pode ligar para o 190 e nós estaremos prontos para agir imediatamente”, afirmou o Capitão.
Polícia reforçada e em alerta
Com o apoio da Justiça Eleitoral e das delegacias locais, a Polícia Militar também estará realizando escolta das urnas, garantindo a segurança nas escolas onde ocorrerão as votações e monitorando de perto toda a movimentação durante o processo eleitoral. O policiamento será feito tanto por agentes uniformizados quanto por policiais descaracterizados, garantindo uma atuação abrangente e eficiente.
“A partir da meia-noite de hoje, teremos uma grande presença de policiais nas ruas. Estamos aqui para proteger a votação, a apuração e, principalmente, a segurança de cada cidadão. Queremos garantir que vocês, eleitores, possam exercer seu direito de voto com tranquilidade”, reforçou o comandante.
Apoio à população e combate às fake news
Capitão Pelegrine também alertou para os perigos das fake news, especialmente durante o período eleitoral. Ele recomendou que os eleitores confiem nas informações oficiais fornecidas pela Justiça Eleitoral e por entidades reconhecidas. “Não caia em desinformação ou em falsas campanhas. A maioria dos que espalham esse tipo de conteúdo só quer causar desordem”, afirmou.
O comandante reforça que qualquer dúvida ou denúncia pode ser feita pelo número 190, que estará disponível para atender rapidamente às ocorrências eleitorais. “Confie na Polícia Militar e na Justiça Eleitoral. Estamos aqui para garantir que a eleição transcorra com paz e segurança. Qualquer irregularidade, denuncie. A segurança das eleições é uma responsabilidade nossa, mas também um dever de todos”, acrescentou Pelegrine ressaltando que toda essa força tarefa reforça o compromisso da Polícia Militar em assegurar que as eleições de 2024 em Arujá e Santa Isabel ocorram de maneira tranquila, garantindo a integridade do processo democrático.