Postado em .
As obras de reestruturação da rotatória da praça Kazuo Kimura, conhecida como rotatória do Habib’s, em Mogi das Cruzes, avançaram nas últimas semanas, atingindo 10,51% do cronograma. Coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (SMIU), a intervenção visa melhorar a fluidez do tráfego na região. Atualmente, estão sendo instaladas estacas e realizadas soldagens das vigas metálicas das pontes. Paralelamente, materiais para as próximas fases da obra estão chegando ao local.
Já foram concluídos o mapeamento de interferências e a sondagem do subsolo, etapas essenciais para evitar danos às redes subterrâneas de água e esgoto identificadas pelo Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae). Esse levantamento garante que as equipes possam trabalhar com segurança, minimizando riscos.
A obra, que envolve um investimento de R$ 5,9 milhões, conta com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e contrapartida municipal. O prazo de execução é de seis meses, e o projeto visa melhorar o fluxo de cerca de 90 mil veículos que circulam diariamente pela região. Conforme o cronograma avança, serão implementados desvios no trânsito, que serão informados pelos canais oficiais da Prefeitura.
O projeto inclui a transformação da rotatória em um cruzamento com semáforos, com restrições de conversões à esquerda na avenida Francisco Rodrigues Filho. Para facilitar os movimentos de tráfego, uma nova via entre a rua Professor Ismael Alves dos Santos e a avenida Yoshiteru Onishi será utilizada. Além disso, duas pontes sobre o córrego Lavapés serão construídas, permitindo melhor acesso às áreas centrais e à região da Fatec.
A primeira etapa do projeto foi concluída entre 2021 e 2022, com a construção da rua Marcelo Cajá, já aberta ao tráfego desde julho de 2023. As intervenções, além de melhorarem a mobilidade, trarão mais segurança e acessibilidade para os pedestres que circulam na área.