Postado em .
A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), em parceria com o Departamento Pedagógico (Deped), deu início nesta segunda-feira (07/10) à segunda etapa dos “Jogos da Alimentação Saudável II”. A iniciativa faz parte do programa de Educação Alimentar Nutricional desenvolvido pelo DAE desde 2021. Ao todo 66 unidades escolares, entre escolas municipais e creches subvencionadas da rede municipal de ensino, aderiram ao projeto.
O tema da edição deste ano é “Vencendo a Seletividade Alimentar – Escola dos Alimentos!” e tem como objetivo conscientizar as crianças sobre os benefícios de uma alimentação saudável, visando reduzir a seletividade alimentar e incentivar escolhas nutricionalmente ricas e variadas, tanto na escola quanto em casa. “É muito gratificante realizarmos novamente esta iniciativa que coloca a educação alimentar e nutricional no centro da nossa missão de construir uma comunidade escolar mais saudável e consciente”, destacou a secretária de Educação, Marilu Beranger.
Para a segunda fase dos Jogos, as escolas realizarão atividades com o tema “Criação de recursos visuais” até a próxima sexta-feira, dia 11. “Nesta semana, as escolas vão trabalhar o tema de forma mais lúdica, colocando em prática o que conversaram com os alunos na primeira fase. A partir de um levantamento sobre os alimentos menos consumidos na escola, os alunos do ensino fundamental farão um cartaz sobre estes alimentos e sua importância. Na educação infantil, a atividade será o jogo das carinhas felizes e tristes, apresentando os alimentos saudáveis e os não saudáveis”, disse Bruna Mariana, nutricionista responsável do DAE.
A primeira etapa da iniciativa, realizada entre 30 de setembro e 04 de outubro, teve como tema “Conversa sobre alimentação saudável”. As escolas apresentaram o assunto para os alunos por meio de atividades lúdicas e interativas. “Nós iniciamos a discussão sobre o tema dos jogos deste ano, criando um banner que colocamos no refeitório. Em seguida, as professoras e ADIs fizeram rodas de conversa em diferentes espaços da escola, proporcionando um ambiente para a troca de ideias e reflexões sobre o assunto”, disse a diretora, Alexsandra Rosa Manna de Deus, do Ceim Profª Amália Thereza Manna de Deus – Creche A Sementinha II, na Vila Lavínia.
A terceira etapa, “Preparo de Receitas”, acontecerá entre 14 e 18 de outubro e visa a preparação de alimentos com maior índice de seletividade na unidade escolar. Na quarta etapa, entre 21 e 25 de outubro, será realizado um levantamento de dados e discussão sobre o tema. Um novo formulário de análise será enviado para escolas e pais para avaliar se houve melhora nos quadros de seletividade alimentar. A cada etapa dos jogos concluída, a escola participante receberá um selo.
Na primeira quinzena de novembro, após a conclusão de todas as etapas, serão realizados dois sorteios entre as escolas que tiverem cumprido integralmente as tarefas e obtido os quatro selos. As escolas sorteadas irão visitar locais importantes para a alimentação escolar do município no início de dezembro.
A primeira sorteada irá a uma plantação de agricultores rurais da cidade e a segunda visitará o DAE para conhecer o fluxo de abastecimento do local e suas instalações. O objetivo das visitas é proporcionar aos alunos e educadores a oportunidade de conhecer o processo de produção e distribuição dos alimentos que compõem o programa de alimentação escolar.