Postado em .
A Operação Natal Seguro, iniciada em 30 de novembro, segue intensificando o patrulhamento em Ferraz de Vasconcelos, com ações no comércio, bairros e áreas rurais da cidade. No último sábado (14), a Guarda Civil Municipal (GCM) deteve dois homens em flagrante por crime ambiental no Jardim das Flores. Durante a ação, uma retroescavadeira utilizada para o desmatamento foi apreendida.
A ocorrência foi registrada após denúncia anônima, que alertou sobre a supressão irregular de vegetação em área de preservação ambiental da Mata Atlântica, próxima a uma nascente. Ao chegar ao local, os agentes encontraram uma grande clareira já aberta pela retroescavadeira.
Segundo o Boletim de Ocorrência (B.O.), um dos suspeitos afirmou que estava apenas retirando capim e que havia solicitado a abertura de uma estrada para acesso a um lote. No entanto, os documentos apresentados eram insuficientes para autorizar a intervenção na área, consistindo apenas em uma cópia sem validade legal.
Sem condições técnicas imediatas para avaliar o impacto ambiental causado, a GCM apreendeu a retroescavadeira de forma administrativa, encaminhando-a ao Pátio Municipal. Além disso, o suposto infrator foi autuado em 1.500 UFMs (Unidade Fiscal do Município), correspondentes a R$ 200.445,00, conforme o artigo 156, incisos II, III e IV, do Decreto Municipal 5198/2009.
Os dois homens foram conduzidos à Delegacia de Polícia, onde prestaram depoimentos. O delegado de plantão determinou a realização de exame pericial para identificar se a área desmatada é de preservação permanente ou se possui destinação residencial.
A Operação Natal Seguro, coordenada pela Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Civil de Ferraz de Vasconcelos, é uma ação conjunta entre a GCM e a Polícia Militar, visando aumentar a segurança e prevenir crimes durante o período de festas.
Denúncias anônimas podem ser feitas pelos telefones (11) 4679-4334 e (11) 4677-3112.