Suzano garante direito à moradia com regularização de 1,9 mil lotes nos últimos anos

Mais de 900 matrículas foram entregues a famílias de seis núcleos habitacionais por meio de programas estaduais e municipais

Postado em .

Imagem: Suzano garante direito à moradia com regularização de 1,9 mil lotes nos últimos anos. Publicado no Portal A+ | notícias de Arujá e região.

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, encerra o ano de 2024 com 1.921 lotes regularizados desde 2017. Durante os oito anos de gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi, a administração municipal entregou 921 matrículas para famílias de seis núcleos habitacionais atendidos pelos programas Cidade Legal, do governo estadual, e pela iniciativa popular de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (Reurb-S).

O bairro Vila Fátima, no distrito de Palmeiras, foi o núcleo com o maior número de famílias beneficiadas no período. Ao todo, 857 lotes foram regularizados e 581 matrículas emitidas por meio do programa Cidade Legal. Outras regiões também foram contempladas, como a Vila Barros, com 220 lotes regularizados e 145 matrículas entregues; o Jardim Belém, com 163 lotes e 97 matrículas; e o Ramal São José, onde 158 lotes tiveram processos encaminhados ao Cartório de Registro de Imóveis (CRI).

Pela iniciativa popular (Reurb-S), que envolve a mobilização dos moradores com apoio técnico da prefeitura, o bairro Estância Americana, também na região de Palmeiras, se destacou com 90 lotes regularizados e 56 matrículas entregues. Na Vila Sonia Regina, no Miguel Badra, 29 lotes foram regularizados com todas as matrículas emitidas. Outros núcleos beneficiados incluem a Nova Vila Rica (16 lotes e 13 matrículas), o Jardim Lazzareschi (408 lotes encaminhados ao CRI) e a Vila Helena (9 lotes regularizados).

Regularizações em andamento

Atualmente, a prefeitura contabiliza 4.927 lotes em processo de regularização. Pelo programa Cidade Legal, estão em andamento os trabalhos nos seguintes núcleos: Miguel Badra – Gleba B: 1.540 lotes; Jardim Gardênia Azul: 1.440 lotes; Vila Rica: 250 lotes e Vila do Sapo: 150 lotes.

Já pela iniciativa popular (Reurb-S), aguardam finalização as regularizações em áreas como: Jardim Panorama: 532 lotes; Miguel Badra: 152 lotes; Jardim Brasil: 100 lotes; Portal da Esperança: 107 lotes Terra Prometida: 61 lotes; Jardim Graziela: 146 lotes; Vila Ipelândia: 21 lotes; Estrada do Tani: 53 lotes; Vila Nova Jerusalém: 63 lotes e Jardim Brasil 2: 200 lotes

Compromisso com a habitação

De acordo com o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, a prefeitura mantém o compromisso de ampliar os investimentos na área: “Nossa cidade segue em busca incessante de recursos para garantir avanços no setor habitacional e melhorar os instrumentos urbanísticos municipais.”

O prefeito Rodrigo Ashiuchi reforçou a importância dessas conquistas para as famílias suzanenses: “Nos últimos oito anos, avançamos muito no tema da regularização, atualizando cadastros e acompanhando a mobilização dos moradores. Esse trabalho traz dignidade e segurança jurídica para as famílias, que há décadas lutam pelo direito à moradia.”

Compartilhar
Portal A+ Lateral
Prefeitura de Osasco Dengue - 150 x300
+ Recentes
 
 
 
 
 
+ Buscar
Prefeitura de Osasco - dengue banner 1300x100
+ Notícias