Postado em .
O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) segue à frente de um dos principais colegiados de gestão hídrica do estado com a eleição do prefeito de Salesópolis, Rodolfo Marcondes, como presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT). A votação ocorreu nesta sexta-feira (28), consolidando a representatividade do consórcio no debate ambiental.
Após a eleição, Marcondes foi empossado para o biênio 2025-2027, ao lado da vice-presidente reeleita Melissa Graciosa, da Universidade Federal do ABC (UFABC), representante da sociedade civil, e de Anderson Esteves, da SP Águas, que continua como secretário-executivo pelo governo do Estado.
O novo presidente destacou a importância do comitê para a gestão sustentável da Bacia do Alto Tietê, que engloba 36 cidades, sendo 10 delas pertencentes ao Condemat+.
“O comitê nos permite regionalizar esse trabalho essencial para a nossa cidade e para toda a região. Nosso compromisso é garantir a gestão sustentável dos recursos hídricos de forma participativa, integrando poder público, sociedade civil e Estado para um objetivo comum”, afirmou Marcondes.
O CBH-AT tem como missão promover um gerenciamento descentralizado, participativo e integrado dos recursos hídricos, com apoio financeiro do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para projetos estratégicos.
Além da presidência, o consórcio fortaleceu sua atuação no comitê, garantindo representação de diversas cidades nas seis Câmaras Técnicas do CBH-AT: Educação Ambiental, Planejamento, Investimentos, Monitoramento Hidrológico, Águas Subterrâneas e Mananciais.
A prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale, também participou do processo eleitoral e ressaltou a importância da atuação conjunta dos municípios. “Os desafios diários exigem soluções concretas, e essa parceria nos permite transformar planos e projetos em realidade, beneficiando diretamente a população”, destacou.
Ferraz de Vasconcelos agora integra o Conselho de Saneamento do Comitê, enquanto Guarulhos e Mairiporã conquistaram vagas no Conselho Deliberativo da Fundação Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (Fabhat). Já Biritiba Mirim garantiu assento no Conselho Fiscal.
Salesópolis tem um papel central na gestão dos recursos hídricos, pois abriga a nascente do Rio Tietê e possui grande parte de seu território em área de proteção de mananciais. Até dezembro passado, a presidência do CBH-AT era ocupada pelo ex-prefeito do município, Vanderlon Gomes, reforçando a tradição da cidade na liderança desse importante comitê.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê é composto por 54 representantes eleitos de forma tripartite, envolvendo Estado, municípios e sociedade civil. Vinculado ao governo estadual, o colegiado tem caráter consultivo e deliberativo, sendo responsável pelo planejamento e gestão estratégica dos recursos hídricos da região.
Confira a participação do Condemat+ nas Câmaras Técnicas do CBH-AT: