Postado em .
Atendendo a uma solicitação dos prefeitos que compõem o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+), técnicos da agência SP Águas realizaram, nesta terça-feira (15), um plantão técnico na sede do consórcio com o objetivo de apoiar os municípios na elaboração e andamento de projetos de desassoreamento de rios e córregos. A iniciativa visa agilizar a aprovação de propostas no âmbito do Programa Rios Vivos, que neste ano destina R$ 21 milhões à Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, composta por 36 cidades.
A demanda por mais apoio técnico foi debatida em uma reunião no último dia 13 de março, com a participação de representantes da SP Águas e da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). Na ocasião, o presidente do Condemat+ e prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, reforçou a necessidade de parceria com o Estado para dar andamento aos pedidos de investimento, muitos dos quais enfrentam entraves técnicos. A limpeza de cursos d’água foi tratada como prioridade emergencial e medida fundamental de prevenção a enchentes.
Este foi o segundo plantão promovido na sede do Condemat+ em menos de um mês. No dia 26 de março, técnicos da SP Águas e da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (Fabhat) atenderam os municípios para tratar de projetos ligados ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).
Durante o atendimento desta terça-feira, as prefeituras de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Igaratá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano puderam atualizar o status de trechos em análise, em andamento ou já concluídos. Também foram discutidas pendências técnicas e acolhidas novas solicitações para viabilizar as intervenções previstas no programa.
Participaram do atendimento o diretor da Bacia do Alto Tietê, Ruy Sellmer; o fiscal da SP Águas, Luiz Carlos da Silva; o consultor da SP Águas, Rafael Chasles; e os representantes do consórcio Revitalizar, Luiz Bezerra e Lívia Paixão, responsável pela gestão dos recursos da agência.
Em 2024, três cidades do Condemat+ já foram contempladas pelo Programa Rios Vivos: Mogi das Cruzes, Poá e Salesópolis. Neste momento, Guarulhos e Santa Isabel estão em fase de execução de projetos. Outras sete cidades seguem em tratativas com a agência: Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano.
Desenvolvido em parceria com prefeituras, o Programa Rios Vivos tem como objetivo realizar ações de limpeza e desassoreamento de cursos d’água em todo o Estado. O investimento é feito pelo Governo de São Paulo, que também executa as obras. Às prefeituras, cabe definir o local de descarte dos resíduos, providenciar o licenciamento ambiental e cuidar da manutenção das áreas no entorno dos rios.