Itaquá inaugura instalação artística que une natureza e segurança alimentar


Postado em .

Imagem: Itaquá inaugura instalação artística que une natureza e segurança alimentar. Publicado no Portal A+ | notícias de Arujá e região.

Para marcar o Dia da Terra, na próxima terça-feira (22), a cidade de Itaquaquecetuba lança o programa Jardins Comestíveis, uma instalação artística que une paisagismo, arte e segurança alimentar. A iniciativa foi lançada no Parque Ecológico Mário do Canto e tem como proposta transformar espaços urbanos em áreas produtivas, com base em princípios agroflorestais e ações de empreendedorismo social.

Idealizado pela ONG Dia da Terra, o projeto conta com a participação do artista franco-tunisiano Jean Paul Ganem e foi viabilizado por meio de patrocínio da EDP, com realização da Brazimage e do governo do Estado de São Paulo, via Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A ação também teve apoio da Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação, e do Instituto EDP.

A instalação artística, que será aberta ao público no dia 29 de abril, abriga uma intervenção de 1.200 m² com formato de árvore, montada dentro e ao redor da EMEB Vereador Augusto dos Santos. O espaço conta com cerca de 100 espécies vegetais, a maioria comestíveis, das quais 50 formarão hortas que futuramente darão origem a uma floresta comestível. O trabalho foi realizado em parceria com o agroflorestor e educador ambiental Iuri Timoner.

O prefeito Eduardo Boigues destacou a importância do programa para o município. “Convidamos a população a conhecer e interagir com a obra, respeitando as orientações dos profissionais. Esta iniciativa é fundamental para promover educação ambiental e qualidade de vida”, afirmou.

Segundo o artista Jean Paul Ganem, a escola ao lado da instalação foi sua maior inspiração. “A árvore é símbolo de vida, e suas raízes próximas à escola me fizeram refletir sobre o papel da educação na construção de uma relação saudável com a natureza”, explicou.

Além de ser um espaço de contemplação e interação, os Jardins Comestíveis também funcionarão como um laboratório de estudo e pesquisa. Estão programadas oficinas voltadas à ecogastronomia, com inscrições abertas até o dia 22 de abril. As aulas ocorrerão entre 29 de abril e 5 de junho, no Banco de Alimentos do município.

Durante o curso, os participantes aprenderão práticas de alimentação saudável e sustentável, utilizando produtos cultivados nos próprios jardins da comunidade. A formação será financiada pelo Instituto Bia Rabinovich e incluirá conteúdos sobre preparo de conservas e outros alimentos. Os alunos receberão certificado, um kit com caderno de receitas e uma mini horta para cultivo doméstico.

Para o diretor executivo da ONG Dia da Terra, Mozart Mesquita, o projeto vai além da produção de alimentos. “Mais do que um jardim, estamos entregando um espaço vivo de aprendizado, saúde, beleza e pertencimento. Essa ação simboliza o espírito do Dia da Terra: regenerar o solo e os vínculos entre pessoas e natureza”, destacou.

Compartilhar
Prefeitura de Osasco Dengue - 150 x300
Portal A+ Lateral
+ Recentes
 
 
 
 
 
+ Buscar
Portal A+
+ Notícias