Postado em .
A Praça Benedito Ferreira Franco, no centro de Arujá, foi palco nesta sexta-feira (9) da 1ª Ação Social do Mês das Mães e de Quem Cuida, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Diretoria da Mulher. O evento reuniu serviços gratuitos de saúde, cidadania, beleza e orientação jurídica, com foco no público feminino e cuidador.
A ação contou com a participação de dezenas de tendas oferecendo testes de saúde, como aferição de pressão arterial, glicemia e ISTs, além de orientações do CREAS e CRAS, atendimento da Patrulha Maria da Penha, orientações sobre empregabilidade e cursos pelo programa Arujá Emprega, oficinas de auto maquiagem, dança, artesanato, entre outros.
A iniciativa foi viabilizada com o apoio de parceiros como o Lions Clube de Arujá, Liceu da Beleza, Instituto Athenas, Clínica Ozzo, Baptista, Maciel e Vaz Advogados, e Nawt’s Life Cosméticos, que contribuíram com serviços e atendimentos gratuitos.
Durante o evento, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Clau Camargo, prestou uma homenagem às mulheres cuidadoras. “Sabemos o valor de todas as mulheres que cuidam — mães biológicas, de coração, avós, tias — todas que dedicam amor e cuidado ao nosso bem mais precioso.”
O prefeito Luis Camargo destacou o papel das mulheres como protagonistas sociais: “As mulheres representam a maioria da população e têm atuado cada vez mais nas decisões e nas ações sociais. É fundamental fortalecermos esse protagonismo com políticas públicas e reconhecimento.”
À frente da Diretoria da Mulher, Ana Poli ressaltou a importância da independência financeira feminina como ferramenta de liberdade e enfrentamento à violência. “Muitas mulheres são a base de suas famílias e enfrentam realidades difíceis. Nosso compromisso é oferecer apoio, informação e meios para sua autonomia.”
A delegada da Delegacia de Defesa da Mulher de Arujá, Regina Campanelli, também participou do evento e comentou sobre o trabalho de conscientização desenvolvido na cidade. “Estamos informando as mulheres sobre violência psicológica e dependência emocional. O retorno tem sido positivo, com mais mulheres buscando apoio nos serviços da rede.”
A presidente da Câmara, Professora Cris, reforçou a união entre o Legislativo e o Executivo em prol das políticas públicas para mulheres. “Agradeço ao prefeito por sempre apoiar essas causas. Trabalhamos juntos para garantir ações efetivas.”
O evento contou com a presença dos secretários municipais de Assistência Social (Juliana Daniel), Cultura (Rogério da Padaria), Turismo (Renan Lucena), Saúde (Leonardo dos Reis), Governo (Abelzinho), e da adjunta de Desenvolvimento Econômico (Flávia Sanches), além das diretoras Hadassa Machado (PCD) e Lúcia Ribeiro (Igualdade Racial), e dos vereadores Tiago Ursão e Moisés Chocolate. A Guarda Mirim e a Patrulha Maria da Penha também participaram da ação, que reuniu moradores e prestou homenagens com a entrega de rosas às mulheres presentes.