Postado em .
A Guarda Ambiental de Itaquaquecetuba resgatou, nesta semana, dois filhotes da espécie Pantherophis guttatus, conhecida popularmente como Corn Snake ou cobra-do-milho. Os animais foram encontrados em uma residência no Jardim Maragogipe após denúncia de que o proprietário mantinha serpentes de forma irregular.
No local, o morador informou que criava os répteis como animais de estimação desde fevereiro deste ano, após adquiri-los por R$ 100 cada por meio de um anúncio em rede social. Diante da irregularidade, os filhotes foram resgatados e encaminhados à base da Guarda Ambiental, onde receberam os primeiros cuidados antes de serem destinados ao órgão ambiental responsável.
As serpentes não são peçonhentas e se alimentam de pequenos roedores, aves, lagartos e ovos. No entanto, por não pertencer à fauna brasileira, sua posse configura crime ambiental, conforme previsto na Lei nº 9.605/1998.
A secretária de Meio Ambiente, Yasmim Zampieri, destacou que o caso reforça a importância da conscientização. “A introdução de espécies exóticas pode causar desequilíbrio ecológico grave, competir com espécies nativas por recursos e alterar habitats. É fundamental evitar a liberação dessas espécies no meio ambiente e combater o tráfico, protegendo assim a biodiversidade local”, afirmou.
“Nosso compromisso é com a proteção ambiental e o bem-estar animal. A atuação rápida da Guarda Ambiental mostra o quanto estamos atentos e trabalhando para garantir o cumprimento da lei e a preservação da biodiversidade”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
O secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira, reforçou a importância da colaboração da população na proteção ambiental. “A participação dos munícipes é essencial para combater crimes ambientais. Encorajamos todos a denunciar irregularidades pelo 153.”