Itaquá é destaque estadual com finanças aprovadas sem ressalvas pelo Tribunal de Contas

Única do Alto Tietê com aprovação total, município se sobressai entre 644 prefeituras paulistas

Postado em .

Imagem: Itaquá é destaque estadual com finanças aprovadas sem ressalvas pelo Tribunal de Contas. Publicado no Portal A+ | notícias de Arujá e região.

Itaquaquecetuba-SP é um dos raros casos de excelência na gestão pública entre os municípios paulistas. Com aproximadamente meio milhão de habitantes, a cidade está entre as 49 prefeituras do estado que tiveram suas finanças aprovadas sem qualquer tipo de alerta ou ressalva pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). A avaliação, referente ao primeiro quadrimestre de 2025, analisou o desempenho de 644 administrações, com exceção da capital.

O levantamento é do próprio TCE-SP e tem como referência a fiscalização realizada nos primeiros quatro meses de 2025. No período, o Tribunal de Contas avaliou a gestão de todas as Prefeituras paulistas, exceto a da capital. De 644 cidades, 595 receberam alertas do órgão – o equivalente a 92% do total.

A marca coloca Itaquá num grupo altamente seleto — menos de 8% das prefeituras passaram incólumes pelo crivo dos auditores do TCE. E na região do Alto Tietê, apenas Itaquaquecetuba conseguiu esse feito, o que reforça a solidez da atual gestão na condução das finanças públicas.

O prefeito Delegado Eduardo Boigues (PL), reeleito com 92,9% dos votos válidos no segundo turno — a maior votação proporcional do Brasil entre os grandes colégios eleitorais —, destaca que o desempenho é resultado de medidas firmes de austeridade e responsabilidade fiscal:

“Adotamos uma estratégia de equilíbrio financeiro e o bom uso do dinheiro público. A gestão fiscal, por aqui, é rigorosa e concede credibilidade ao município para buscar crédito e conquistar mais recursos nos governos estadual e federal. Nos cenários nacional e estadual, Itaquá é referência em muitas áreas. Figurar na lista das 49 cidades aprovadas pelo TCE, de um total de 644, nos coloca no topo da eficiência administrativa”, afirma Boigues.

Alto Tietê sob alerta: 9 cidades notificadas

O Alto Tietê, que reúne 10 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, foi amplamente impactado pelos alertas do TCE-SP. De acordo com a análise, nove cidades da região foram notificadas por algum tipo de irregularidade na gestão orçamentária. A única exceção foi Itaquaquecetuba, que não recebeu nenhuma advertência.

Entre os alertados estão Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Arujá, Suzano, Biritiba Mirim, Poá, Salesópolis e Santa Isabel, com apontamentos que variam de arrecadação inferior ao planejado (Inciso I) a indícios de má gestão orçamentária (Inciso V).

Os alertas emitidos pelo Tribunal funcionam como uma advertência para que os gestores façam ajustes ainda dentro do exercício fiscal, evitando que as contas sejam futuramente rejeitadas. Os dados completos estão disponíveis na plataforma Visor, do TCE-SP:
https://painel.tce.sp.gov.br

Compartilhar
CÂMARA ARUJA - CAMPANHA AGOSTO
OSASCO - julho/agosto lateral
+ Recentes
 
 
 
 
 
+ Buscar
OSASCO - julho/agosto
+ Notícias