Postado em .
A manhã desta quinta-feira (7) foi marcada por uma operação policial no interior de um condomínio de luxo em Arujá. A ação integra a Operação Desfortuna, deflagrada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, que investiga um esquema de promoção ilegal de jogos de azar on-line, como o popular “Jogo do Tigrinho”.
O influenciador Mauricio Martins Junior, conhecido nas redes sociais como Maumau ZK, foi preso em flagrante durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão. De acordo com a polícia, uma arma de fogo calibre .38, com numeração raspada, foi localizada em sua residência, o que configurou posse ilegal de arma de uso restrito.
Maumau ZK é um dos 13 influenciadores digitais investigados na operação, que também mira figuras como Bia Miranda e Buarque. Juntos, os alvos somam cerca de 20 milhões de seguidores nas redes sociais. A Operação Desfortuna é conduzida pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD) do Rio de Janeiro, com apoio das polícias civis de São Paulo e Minas Gerais.
Ao todo, estão sendo cumpridos 31 mandados de busca e apreensão em três estados. Além dos influenciadores, a operação atinge fintechs e empresas envolvidas no esquema. Os investigados podem responder por crimes como estelionato, lavagem de dinheiro, publicidade enganosa e crimes contra a economia popular. A Justiça também autorizou a quebra de sigilo fiscal dos envolvidos.
Segundo os investigadores, os influenciadores promoviam e divulgavam plataformas de jogos de azar de forma irregular, induzindo seguidores a apostas sem a devida regulamentação legal, o que pode configurar fraude e lesão a consumidores. As investigações seguem em andamento.