Bosque do Real: Arujá inaugura terceiro Parque Municipal em cinco anos


Postado em .

Imagem: Bosque do Real: Arujá inaugura terceiro Parque Municipal em cinco anos. Publicado no Portal A+ | notícias de Arujá e região.

A Prefeitura de Arujá inaugurou neste sábado (9) o Bosque do Real “Ladislau de Rossi”, o terceiro parque municipal entregue nos últimos cinco anos. Localizado entre as ruas São Paulo e Curitiba, no bairro Jardim Real, o espaço ocupa uma área de 20 mil m² de mata preservada e integra o conjunto de ações voltadas à ampliação das áreas verdes da cidade, conhecida como “Cidade Natureza”.

O parque conta com mais de 70 árvores de 26 espécies, entre ipês e frutíferas como pitangueiras, limoeiros, mangueiras e amoreiras. Uma família de bichos-preguiça habita o local, sendo um dos atrativos naturais para visitantes. Entre as estruturas, há pista de caminhada com mais de 650 metros — batizada de Manuel Silva de Araújo —, área de recreação infantil, mirante, sanitários e bebedouros acessíveis, além de estacionamento para cerca de 40 veículos.

As águas do Bosque do Real são abastecidas pelo Córrego Caputera, que nasce nas proximidades da quadra de esportes do Jardim Real e recebe a contribuição de nascentes internas. Segundo a Prefeitura, todo o sistema hídrico passou por ações de despoluição em parceria com a Sabesp, tornando o local um exemplo de recuperação ambiental.

O investimento contou com recursos municipais e apoio da Companhia de Saneamento Ambiental. A obra foi executada com participação das secretarias de Obras, Planejamento, Serviços, Turismo, Cultura, Governo e Meio Ambiente.

Durante a inauguração, o prefeito Luis Camargo destacou a importância do projeto. “Esse parque mostra que é possível devolver a qualidade às nossas águas. Antes de iniciar a implantação, realizamos todo o esgotamento sanitário no entorno e, com o apoio da Sabesp, hoje a nascente do Caputera está descontaminada”, afirmou.

A primeira-dama e coordenadora do Fundo Social, Clau Camargo, ressaltou o caráter social do espaço. “É um lugar para as famílias aproveitarem, fazerem piqueniques e estarem em contato com a natureza, um dos maiores patrimônios da nossa cidade”, disse.

O secretário municipal de Planejamento, Marco Valdanha, lembrou que o local passou por uma transformação significativa. “Era praticamente um esgoto a céu aberto. Agora, é um espaço revitalizado e seguro para toda a população”, comentou.

O evento teve participação de vereadores, secretários, representantes da Sabesp, familiares dos homenageados e moradores. Foi realizado um minuto de silêncio em memória de Hadassa Machado, diretora da Pessoa com Deficiência, e feito o descerramento da placa inaugural.

Homenagens
O parque leva o nome de Ladislau de Rossi, pioneiro no desenvolvimento urbano de Arujá, responsável pela demarcação de diversos bairros e loteamentos. A pista de caminhada homenageia Manuel Silva de Araújo, servidor público que atuou em diferentes funções na Prefeitura e é lembrado pelo atendimento humanizado às famílias da cidade.

Compartilhar
CÂMARA ARUJA - CAMPANHA AGOSTO
OSASCO ago/set
+ Recentes
 
 
 
 
 
+ Buscar
Long Hair
+ Notícias