Postado em .
A Escola Municipal Professor Eufly Gomes, no Centro Residencial, inaugurou no dia 22 de agosto a Sala Azul, ambiente projetado para oferecer suporte pedagógico a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O espaço busca potencializar práticas inclusivas e reduzir a sobrecarga sensorial enfrentada por crianças autistas em ambientes coletivos, como excesso de barulho e iluminação. Na sala, os estudantes contam com condições adequadas para o aprendizado e acompanhamento especializado.
A presidente da Câmara Municipal e professora da unidade, vereadora Cristiane de Araújo, a Profª Cris (PSD), acompanhou a inauguração ao lado da diretora Maiara Paula e do assistente de direção Luiz Rosário. A parlamentar elogiou a iniciativa e anunciou que pretende propor ao Executivo a ampliação do modelo para toda a rede municipal.
“Agora nossos alunos têm um espaço acolhedor. Quero agradecer aos meus colegas professores e à diretora Maiara e dizer que já estou levando essa ideia ao prefeito e ao secretário de Educação, para que cada escola tenha um espaço como esse”, afirmou Profª Cris.
A equipe pedagógica reforça que a Sala Azul não tem caráter de exclusão, mas sim de acolhimento. O objetivo é oferecer um ambiente tranquilo, onde as crianças possam se reorganizar emocionalmente e voltar às atividades com os colegas.
Decorado com temática escolhida pelos próprios alunos, planetas e astronautas, o espaço também remete à cor azul, símbolo do autismo.