Alesp aprova projeto que transforma Suzano em Município de Interesse Turístico


Postado em .

Imagem: Alesp aprova projeto que transforma Suzano em Município de Interesse Turístico. Publicado no Portal A+ | notícias de Arujá e região.

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, ontem (27), o Projeto de Lei 819/2025 que transforma Suzano em Município de Interesse Turístico (MIT). A conquista é resultado de quase dez anos de articulações políticas e técnicas iniciadas ainda em 2017, na gestão do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi, e concluídas agora pelo atual chefe do Executivo, Pedro Ishi.

A votação contou com a presença de lideranças políticas que atuaram diretamente no processo, entre elas o presidente da Alesp, André do Prado, e o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena. Também participaram o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mauro Vaz, e familiares do ex-deputado Estevam Galvão, falecido em 2023, um dos principais defensores da proposta.

Segundo André do Prado, o título é fruto de uma mobilização coletiva. “Temos que exaltar o empenho do saudoso deputado Estevam Galvão, além do trabalho de Rodrigo Ashiuchi e de Pedro Ishi. Suzano agora abre um novo capítulo no turismo paulista”, afirmou.

Potencial turístico

O município comprovou ao governo estadual que reúne atrativos culturais, religiosos e de lazer com potencial para impulsionar a economia local. Entre os pontos destacados estão a Capela Nossa Senhora da Piedade (Igreja do Baruel), o Templo Budista Nambei Shingonshu, o Casarão da Memória Antônio Marques Figueira, o Parque Municipal Max Feffer, além de pesqueiros, haras e o Blue Beach Thermas Park.

A cidade também estruturou um Plano Diretor de Turismo, atualizado periodicamente, e apresentou projetos para criação de roteiros religiosos e culturais. Entre eles está a “Rota das Intercessoras”, integrada ao Caminho da Fé do Alto Tietê, e a proposta de implantação de um ônibus turístico aos fins de semana.

Impactos esperados

Com o título de MIT, Suzano passa a ter acesso a recursos estaduais específicos para o setor, o que deve ampliar a geração de emprego e renda por meio do turismo. “Nada mais simbólico do que conseguirmos esse reconhecimento. Suzano entra numa nova fase de investimentos que vai beneficiar toda a população”, destacou o ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi.

O atual prefeito, Pedro Ishi, reforçou que a conquista simboliza o esforço conjunto de lideranças locais e estaduais. “É uma grande satisfação ser prefeito neste momento histórico. Esse título é a prova de que Suzano está preparada para receber novos investimentos e visitantes”, disse.

A próxima etapa será a atualização do Plano Diretor de Turismo em convênio firmado com a USP, que deverá apresentar novas diretrizes até 2026, garantindo o desenvolvimento sustentável do setor.

Compartilhar
OSASCO ago/set
+ Recentes
 
 
 
 
 
+ Buscar
OSASCO AGO/SET HOME
+ Notícias