Postado em .
A Prefeitura de Arujá deu mais um passo estratégico para o fortalecimento da economia local ao sediar, na última terça-feira (1º), uma reunião com representantes do Sebrae-SP para discutir a adesão do município ao Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). A iniciativa visa preparar micro e pequenas empresas da cidade para ingressar no mercado internacional.
Organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o encontro contou com a presença do titular da pasta, José Carlos dos Santos, além dos representantes do Sebrae São Paulo, Marcos Stahl e Thiago Ferraz, e da unidade de Guarulhos, Sérgio Gromik e Priscila Ota. Empresários locais também participaram da reunião, que ocorreu na sede da Prefeitura.
O PEIEX é uma iniciativa gratuita desenvolvida por meio de uma parceria entre o Sebrae-SP, a Faculdade Sebrae e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O programa oferece capacitação técnica para Microempresas (ME) e Microempreendedores Individuais (MEI), com o objetivo de orientá-los no processo de exportação de seus produtos e serviços.
De acordo com Sérgio Gromik, o programa não apenas identifica empresas com potencial exportador, como também as acompanha na construção de um plano de trabalho orientado à exportação, com foco na redução de custos e tempo. A metodologia do PEIEX é dividida em cinco etapas, que incluem desde o diagnóstico da prontidão da empresa até a entrega de uma estratégia personalizada de exportação.
A parceria com o Sebrae vem sendo ampliada em Arujá nos últimos meses. Um dos destaques mais recentes foi a oferta de 175 vagas em cursos gratuitos, voltados à capacitação de microempreendedores e ao estímulo à formalização de negócios.
Segundo a Prefeitura, a possível implantação do PEIEX em Arujá representa uma nova etapa no incentivo ao empreendedorismo e à competitividade. “Estamos criando oportunidades para que nossas empresas cresçam além das fronteiras, levando a força do comércio e da indústria de Arujá para o mercado internacional”, afirmou o secretário José Carlos.
Com a chegada do programa, Arujá se prepara para entrar definitivamente no mapa da exportação, promovendo mais produtividade, inovação e geração de renda para o município.