Postado em .
A Prefeitura de Arujá assinou, ontem (16), o Acordo de Cooperação do Programa Educação Paralímpica, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A iniciativa marca um avanço nas políticas públicas de inclusão no município e será desenvolvida pela Diretoria da Pessoa com Deficiência, vinculada à Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação.
O termo foi assinado pelo prefeito Dr. Luis Camargo, pela secretária Juliana Daniel, pelo diretor da Pessoa com Deficiência Ronilson Silva, pelo secretário de Educação Aldo Botana e pelo coordenador do programa no CPB, David Farias Costa.
O programa tem como foco a capacitação de professores da rede municipal, incentivando práticas pedagógicas inclusivas e fortalecendo a educação paralímpica nas escolas. A proposta é transformar o ambiente escolar em um espaço estratégico para a identificação de estudantes com deficiência com potencial para o paradesporto, garantindo o encaminhamento e acompanhamento desses alunos pela rede municipal responsável pela continuidade das ações.
Durante o evento, o prefeito destacou a importância da iniciativa para a construção de políticas públicas efetivas e voltadas à superação de desigualdades. “É mais um momento de romper barreiras, criar oportunidades e fazer política pública de verdade, atendendo a quem mais precisa”, afirmou.
Presente na cerimônia, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Clau Camargo, lembrou que 21 arujaenses com deficiência já participam do Programa Escola Paralímpica, também em parceria com o CPB, e reforçou a importância de ampliar oportunidades. “Todos são capazes, basta dar oportunidade”, ressaltou.
O diretor da Pessoa com Deficiência, Ronilson Silva, celebrou a formalização do convênio e adiantou que novas ações voltadas às pessoas com deficiência estão previstas para 2026. Segundo ele, a parceria segue a diretriz do CPB de promover a inclusão como missão central. “Esse convênio mostra que as pessoas com deficiência têm alcançado cada vez mais protagonismo na sociedade”, destacou.
A secretária Juliana Daniel e o secretário Aldo Botana também enfatizaram a importância da integração entre as secretarias municipais e a Câmara para o fortalecimento de políticas públicas inclusivas e alinhadas às demandas reais da população.
O evento reuniu autoridades municipais, secretários, vereadores e representantes de entidades, como a presidente da APAE, Sueli Arambul, além de integrantes das áreas de Esporte, Assistência Social, Igualdade Racial e Direitos da Mulher.
Além de formalizar a parceria, o encontro possibilitou a apresentação de ações, dados e políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, reforçando o compromisso da administração municipal com a inclusão, a equidade e uma educação cada vez mais acessível e integrada.