Arujá retoma Conferência Municipal dos Direitos da Mulher após uma década


Postado em .

Imagem: Arujá retoma Conferência Municipal dos Direitos da Mulher após uma década. Publicado no Portal A+ | notícias de Arujá e região.

Após dez anos, Arujá voltou a realizar oficialmente a Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. A 2ª edição do evento foi promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), com apoio da Prefeitura, na última quarta-feira (23), no CCCA Centro, e reuniu representantes da sociedade civil, poder público, movimentos sociais e profissionais da rede de atendimento às mulheres.

Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a conferência marcou a retomada do espaço de escuta, debate e construção coletiva de políticas públicas voltadas às mulheres no município. A primeira edição havia sido realizada em 2015.

A programação começou com o credenciamento das participantes, seguido da mesa de abertura e apresentação das ações já desenvolvidas pelo conselho. Duas palestras centrais abriram os trabalhos: a primeira, conduzida por Juliana Daniel, secretária da Mulher, Pessoa com Deficiência, Igualdade Racial e da Assistência Social, abordou a atuação intersetorial da administração municipal. Em seguida, a palestra magna da Dra. Vanessa Garofani Bachur, da Casa dos Conselhos, destacou a importância da formulação e fortalecimento de políticas públicas específicas para as mulheres.

Na parte da tarde, os debates foram organizados em quatro eixos temáticos:

  • Eixo I: Governança, instituições e participação popular para a garantia dos direitos das mulheres
  • Eixo II: Enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher
  • Eixo III: Autonomia financeira como estratégia para a igualdade
  • Eixo IV: Cuidar de quem cuida – políticas de saúde integral da mulher

A partir desses eixos, os grupos de trabalho formularam propostas que foram discutidas e aprovadas em plenária, além da escolha das delegadas que representarão Arujá na etapa estadual da conferência.

Foram eleitas como delegadas da sociedade civil: Dra. Regina Avila (titular) e Geisa Sergio (suplente); e pelo poder público: Givania Aparecida (titular) e Hadassa Machado (suplente).

O evento contou ainda com a presença da vereadora e presidente da Câmara, Profª Cris do Barreto, da presidente do CMDM, Dra. Regina Avila, da secretária Juliana Daniel, além de representantes da Patrulha Maria da Penha, secretarias municipais, coordenações da rede socioassistencial e munícipes.

A conferência foi encerrada com o compromisso renovado de fortalecer políticas de equidade, ampliar os canais de participação social e consolidar ações que garantam os direitos das mulheres arujaenses.

Compartilhar
CÂMARA ARUJA - CAMPANHA AGOSTO
OSASCO - julho/agosto lateral
+ Recentes
 
 
 
 
 
+ Buscar
OSASCO - julho/agosto
+ Notícias