Postado em .
Neste domingo, 6 de outubro, 69.543 eleitores de Arujá estão habilitados a participar das eleições municipais de 2024. Eles poderão escolher o futuro prefeito, vice-prefeito e os vereadores da cidade, nas 213 seções eleitorais espalhadas pelo município.
Com dois candidatos ao cargo de prefeito e 160 concorrendo a uma das 15 cadeiras da Câmara Municipal, o processo eleitoral promete movimentar a cidade. Segundo Denise Maria Scaranelli, chefe do Cartório Eleitoral de Arujá, foram registradas 166 candidaturas, incluindo prefeito, vice-prefeito e vereadores. Contudo, cinco candidaturas a vereador foram indeferidas pela Justiça Eleitoral, e quatro ainda estão em fase de recurso, o que permitirá que seus nomes apareçam nas urnas. Além disso, um candidato renunciou.
Para garantir o bom andamento das eleições, a Polícia Militar fornecerá apoio à Justiça Eleitoral, visando a segurança e a integridade do processo. “A expectativa é que tudo ocorra com tranquilidade”, afirmou Denise, acrescentando que os servidores estão prontos, após a convocação e o treinamento dos mesários e a organização dos materiais para as seções.
Em relação a denúncias de irregularidades, até o momento foram registradas 27 ocorrências em 2024, um número inferior às 126 denúncias registradas em 2020.
Para mais informações sobre o processo eleitoral, consulte o site da Justiça Eleitoral ou acesse o Portal do TSE.
Teste
No último dia 30/9, o Cartório Eleitoral realizou testes nas urnas eletrônicas na presença de representantes da sociedade civil, entidades sociais, associações de classe, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e de partidos políticos. A cerimônia foi presidida pelo juiz eleitoral José Henrique Oliveira Gomes e acompanhada pelo promotor eleitoral Rafael de Paula Albino Veiga. Os dois são responsáveis pelas eleições em Arujá.