Postado em .
As obras de prolongamento da avenida Senador Roberto Simonsen atingiram a marca de 90% de conclusão neste mês de fevereiro. O prefeito Pedro Ishi vistoriou os trabalhos nesta semana, acompanhando a aplicação da terceira camada de binder, revestimento asfáltico intermediário que garante a resistência estrutural do pavimento, em um trecho de 500 metros da nova via.
Acompanhado pelo secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, e pelo vereador Leandro Alves de Faria (Leandrinho), o chefe do Executivo detalhou as etapas finais do projeto. Após a conclusão da base estrutural sobre a vala de drenagem, os 1,3 quilômetros de extensão da pista receberão a camada final de asfalto, seguida por iluminação em LED, sinalização viária, calçamento e ciclovia.
A obra exigiu um planejamento técnico rigoroso devido às características do terreno. Segundo a prefeitura, foi necessária a substituição completa do solo para evitar deformações futuras (recalques), além da construção de poços de visita (PVs) para o sistema de drenagem pluvial, prevenindo alagamentos na região.
“É esse cuidado técnico que fará diferença no uso diário da avenida. Implementamos um reforço de solo e drenagem que garantem segurança e longevidade à via”, afirmou o secretário Samuel Oliveira.
O prolongamento ligará a rua José de Almeida (Jardim Márcia) à estrada Santa Mônica (Parque Santa Rosa), criando uma alternativa de tráfego para os bairros Jardim Nena, Suzanópolis e Quaresmeira. Na prática, a nova via funcionará como um “escape” para as tradicionais avenidas Armando Salles de Oliveira e as ruas Benjamin Constant e Glicério, desafogando o trânsito no centro expandido.
O projeto também é estratégico para a logística regional, facilitando o acesso ao Complexo Viário do Alto Tietê e, consequentemente, às alças do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas.
“A chegada deste novo acesso encurtará distâncias e diminuirá o tempo de deslocamento dos moradores. É uma conquista que consolida o planejamento de mobilidade iniciado na gestão anterior e que agora entregamos para a cidade”, destacou o prefeito Pedro Ishi.