Postado em .
Agentes da Defesa Civil e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Itaquaquecetuba participaram, ontem (29), de um simulado de atendimento a vítimas de deslizamento de terra na Vila Cristina, em Ferraz de Vasconcelos. O exercício contou com 11 vítimas em áreas de difícil acesso e envolveu diversas equipes de emergência da região. Este foi o segundo simulado desse tipo no Alto Tietê, sendo o primeiro realizado em Itaqua no ano passado.
A operação, que incluiu Polícia Militar, Polícia Científica, SAMU, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, utilizou o método START para classificar a gravidade das lesões e priorizar o atendimento. O helicóptero Águia da PM deu suporte no transporte dos casos mais graves, e cães de resgate do GAED ajudaram na localização das vítimas. Além disso, houve treinamento intra-hospitalar para capacitar os profissionais no atendimento pós-resgate.
“Simulados como este são essenciais para aprimorar técnicas e garantir a integração entre as equipes de socorro, o que agiliza o atendimento e salva vidas”, afirmou Anderson Marchiori, coordenador da Defesa Civil de Itaquaquecetuba. O prefeito Eduardo Boigues também reforçou a importância de ações como essa para a segurança da população.