Postado em .
A Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento de Itaquaquecetuba anunciou que, de janeiro a setembro de 2024, os 20 ecopontos do município receberam um total de 4.511 caçambas de materiais descartados pela população. A iniciativa visa incentivar práticas sustentáveis e garantir o descarte adequado de resíduos volumosos. Para efeito de comparação, durante todo o ano de 2023, foram recolhidas cerca de 3 mil caçambas.
Em janeiro, quando a cidade contava com 15 ecopontos, foram recolhidas 575 caçambas, incluindo restos de construção civil, madeira, vidro e materiais recicláveis. Em fevereiro, o número totalizou 477 caçambas. Nos meses seguintes, com a inauguração de novos ecopontos, a quantidade de materiais recolhidos cresceu. Com 17 unidades em funcionamento em março, o total chegou a 502 caçambas, repetido também em abril, quando foi inaugurado o 18º ecoponto.
O aumento no número de ecopontos continuou ao longo do ano. Em maio, com 19 unidades, foram recolhidas 490 caçambas, e em junho, após a entrega do 20º equipamento, houve um salto, totalizando 1.955 caçambas até setembro, com resíduos de construção civil, madeira, vidro, gesso e recicláveis.
A cidade planeja entregar mais dois ecopontos até o final de 2024, totalizando 22 unidades. Esses pontos são essenciais para o descarte correto de resíduos como restos de construção civil, pneus, móveis desmontados, recicláveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e lâmpadas. “Os ecopontos têm um papel fundamental na promoção da reciclagem e na gestão correta dos resíduos volumosos”, afirmou Yasmim Zampieri, secretária de Meio Ambiente e Saneamento.
O prefeito Eduardo Boigues destacou o impacto positivo do projeto. “Com o descarte correto, estamos evitando que toneladas de resíduos sejam jogadas nas ruas, o que anteriormente contribuía para enchentes. Estamos construindo uma cidade que valoriza o meio ambiente e se preocupa com a qualidade de vida dos seus moradores”, disse.
Atualmente, Itaquaquecetuba conta com ecopontos em bairros como São Manoel, Maragogipe, Souza Campos, Estação, Vila Bartira, Parque Marengo, Piratininga, entre outros.