Postado em .
A Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abriu na última sexta-feira (26) a exposição “A Imigração Japonesa e sua Herança Digital”, no Museu Municipal Umbelina Ferreira Barbosa, localizado na Rua Major Benjamin Franco, 15, próximo ao Paço Municipal. A mostra pode ser visitada até 17 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O evento celebra os 130 anos de amizade entre Brasil e Japão e os 100 anos da imigração japonesa em Arujá, unindo tradição e tecnologia. Além de destacar elementos culturais, a exposição remete ao Tratado de Amizade, Comércio e Navegação firmado entre os dois países em 1895.
Na entrada, o público encontra o torii, portal típico japonês que simboliza a passagem do mundo terreno para o sagrado, além de lanternas de papel “chochin” e outras decorações tradicionais.
O espaço também incorpora recursos digitais, como hologramas 3D, tablets interativos e uma sala equipada com tela gigante e mais de cinco mil jogos, que convidam os visitantes a mergulhar no universo dos clássicos como Mario Bros. e Pac-Man.
A literatura japonesa está presente em uma vitrine de mangás, que vão de títulos tradicionais como Naruto até sucessos recentes como Demon Slayer e My Hero Academia. O acervo ainda traz peças como o traje de kendo, utilizado na prática da arte marcial homônima, que remonta ao final do século XIX.
Mais informações sobre a programação podem ser acompanhadas pelo Instagram oficial: @museu_municipal_aruja