Postado em .
O Governo do Estado de São Paulo lançou nesta terça-feira (8), no Palácio dos Bandeirantes, a plataforma Trampolim, uma iniciativa digital que centraliza vagas de emprego, cursos de qualificação e ferramentas de orientação profissional em um único ambiente gratuito. O objetivo é conectar empresas a profissionais qualificados e ampliar as oportunidades de inclusão produtiva no estado.
Voltada tanto a quem busca o primeiro emprego ou recolocação quanto a quem quer crescer na carreira, a plataforma permite que empresas divulguem vagas, definam perfis de candidatos e participem da criação de trilhas de capacitação personalizadas. Já os cidadãos têm acesso gratuito a cursos, serviços de apoio à carreira, preparação para entrevistas, elaboração de currículos e mais.
“Vamos proteger as pessoas, desenvolver os talentos e garantir a inclusão produtiva. O Trampolim surge para concretizar o sonho da emancipação por meio do trabalho”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas durante o evento, que contou com a presença de secretários estaduais, representantes do setor produtivo e da sociedade civil.
A plataforma já nasce integrada a outras políticas públicas, como os programas Qualifica SP, SuperAção SP e Caminhos da Capacitação. A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e integra o esforço para enfrentar um dos principais desafios do mercado: a dificuldade das empresas em encontrar mão de obra qualificada, ao mesmo tempo em que milhares de pessoas seguem desempregadas. Segundo levantamento da FGV, 67% das empresas relatam dificuldade para preencher vagas, enquanto São Paulo registra mais de 1,6 milhão de pessoas desocupadas, com taxa de desemprego de 6,2%.
Durante o lançamento, o Governo do Estado também assinou o decreto e a Resolução SDE que formalizam o programa. Empresas interessadas podem aderir ao Pacto de Inclusão Produtiva, comprometendo-se a divulgar oportunidades, apoiar capacitações e colaborar no desenvolvimento de políticas públicas com foco em geração de renda, qualificação e práticas de ESG (ambiental, social e de governança).
Mais de 6,7 mil vagas já disponíveis
Atualmente, a plataforma Trampolim oferece mais de 6.785 vagas em cursos gratuitos de qualificação, com formações nas modalidades presencial e remota em todas as regiões do estado. Também estão disponíveis 1.700 oportunidades de emprego.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, o Trampolim será uma ponte entre quem precisa trabalhar e quem precisa contratar. “Não tenho dúvidas de que essa é a melhor ferramenta que nós temos para congregar todos os interesses: tanto para quem está frequentando os cursos gratuitos, como para quem quer formar mão de obra ou empregar”, disse.
Benefícios para empresas:
Como acessar:
A plataforma Trampolim já está disponível no endereço www.trampolim.sp.gov.br, onde cidadãos e empresas podem se cadastrar, acessar cursos, vagas, materiais de orientação e informações atualizadas sobre o mercado de trabalho em São Paulo.