Postado em .
O Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano realizou uma série de operações bem-sucedidas entre os dias 23 e 25 de janeiro, que resultaram na apreensão de mais de 130 porções de drogas, na remoção de uma motocicleta irregular e no resgate de três filhotes de gambá. As ações ocorreram em resposta a denúncias da população e durante patrulhamentos preventivos em três regiões da cidade.
A primeira operação aconteceu na manhã de quinta-feira (23), quando a equipe do GPA, durante patrulhamento na zona norte, recebeu uma denúncia sobre a venda de drogas no bairro Cidade Miguel Badra. Os guardas se deslocaram até a rua Rubens Pimentel de Medeiros, onde realizaram buscas, mas não localizaram o suspeito. No entanto, durante a varredura no local, a equipe encontrou uma sacola escondida em uma lixeira contendo 68 porções de cocaína, 50 de maconha e 18 de crack, totalizando cerca de 250 gramas de entorpecentes. A ocorrência foi registrada no 2º Distrito Policial de Boa Vista.
Ainda na quinta-feira, à tarde, o GPA foi acionado por uma moradora do Jardim das Lavras, que encontrou três filhotes de gambá-de-orelha-preta após a mãe dos animais ter sido atacada por seu cachorro. Os filhotes foram resgatados pelos guardas e encaminhados ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras), onde receberam cuidados veterinários.
Já no sábado (25), os agentes do GPA monitoravam a região da Lagoa Azul, no Jardim Imperador, com o objetivo de impedir o acesso ao local, quando avistaram um grupo de pessoas que fugiu ao perceber a aproximação da equipe. Durante a ação, um homem foi abordado com uma motocicleta Yamaha bege, que apresentava diversas irregularidades e ausência de equipamentos obrigatórios. Além disso, o condutor não possuía habilitação. A motocicleta foi apreendida e levada ao pátio municipal, enquanto o condutor foi liberado após a adoção das medidas administrativas.
O secretário de Segurança Cidadã de Suzano, Francisco de Assis Balbino, elogiou a atuação do GPA. “As ações dos guardas reforçam o excelente trabalho que está sendo realizado pela nossa GCM. A equipe atuou com eficiência e profissionalismo, honrando a farda que vestem”, declarou.