Postado em .
A Guardiã Maria da Penha, programa da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ferraz de Vasconcelos, acompanha atualmente 58 mulheres com medidas protetivas. No primeiro semestre deste ano, a corporação realizou 8.491 rondas preventivas, efetuou sete flagrantes e atendeu 13 acionamentos do “Botão do Pânico” por vítimas que se sentiram ameaçadas.
O balanço foi divulgado neste mês de agosto, marcado pela campanha “Agosto Lilás” de enfrentamento à violência contra a mulher. Em setembro, a iniciativa completa dois anos de atuação na cidade.
De acordo com a subcomandante Ivone Soares, as vítimas registram ocorrência na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e, a partir de solicitação do Ministério Público, passam a ser monitoradas pela Guardiã. As equipes elaboram um cronograma de rondas nos horários de maior vulnerabilidade, como saída e retorno do trabalho.
Pelo aplicativo SOS — conhecido como “Botão do Pânico” —, a vítima pode acionar a GCM sempre que identificar risco iminente, permitindo o deslocamento imediato da equipe via GPS. “É um programa muito efetivo que ajuda muitas mulheres em Ferraz”, destacou Ivone.