Postado em .
A cidade de Itaquaquecetuba intensificou as ações de socorro e acolhimento às vítimas das fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias. Entre a última sexta-feira (31) e esta segunda-feira (3), a prefeitura montou quatro abrigos emergenciais com o apoio de mais de 100 servidores públicos, para atender a população afetada.
Até o momento, 95 pessoas, incluindo crianças, adultos e idosos, foram encaminhadas para esses abrigos temporários. Além do apoio às famílias, a prefeitura também resgatou 39 cães e cinco gatos, que foram levados para o Centro de Controle de Zoonoses.
Impacto das enchentes
Segundo o último balanço da Defesa Civil, cerca de 2.500 moradias foram impactadas pelas enchentes, resultando em 1.100 pessoas desalojadas. Ao todo, 216 famílias já foram cadastradas para receber assistência da rede municipal.
“O impacto das chuvas foi implacável, não apenas em Itaquá, mas em toda a região. Estamos trabalhando dia e noite para minimizar os danos e garantir que todos sejam acolhidos”, declarou o prefeito Eduardo Boigues.
As áreas mais afetadas incluem os bairros Vila Maria Augusta, Vila Sônia, Jardim Fiorelo e Vila Japão, onde as equipes da Defesa Civil continuam monitorando o nível da água e oferecendo suporte aos moradores.
Abrigos
Os abrigos emergenciais estão distribuídos da seguinte forma:
Vila Maria Augusta: Rua Joaquim Nabuco, 66, e Rua Tiradentes, 126
Vila Sônia: Estrada Valter da Silva Costa, 1.228
Vila Japão: Rua São Roque, 215
Nos abrigos, os moradores recebem alimentação, água potável, assistência médica com equipes de enfermagem, segurança da Guarda Civil Municipal (GCM) e atividades recreativas para as crianças. Para emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.
Campanha de doações
O Fundo Social de Solidariedade de Itaquá continua com a campanha “Juntos por Itaquá”, arrecadando cestas básicas, produtos de higiene e limpeza, colchões e água potável. As doações podem ser entregues na Secretaria de Serviços Urbanos, localizada na Rua Ali Hamoud, 40 – Jardim Alpes de Itaquá. Para doações em dinheiro, o Pix do Fundo Social é o CNPJ: 18.612.190/0001-63.
Declaração de falta ou atraso no trabalho
Para minimizar os prejuízos dos trabalhadores afetados pelas chuvas, a prefeitura disponibilizou uma declaração de falta ou atraso no trabalho. O documento pode ser retirado nos quatro abrigos temporários e nas cinco unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Os CRAS que disponibilizam a declaração são:
CRAS Morro Branco: Avenida Ítalo Adami, 2.023
CRAS Recanto Mônica: Rua Governador Ademar Pereira Santos, 222
CRAS Quinta da Boa Vista: Estrada de São Bento, 1.691
CRAS Jardim Paineira: Rua Serra da Cantareira, 570
CRAS Caiuby: Rua Ribeirão Preto, 9
“Todo o acolhimento necessário está sendo oferecido de forma respeitosa para quem mais precisa. Além da estrutura, entendemos que os moradores não podem deixar de prestar contas em seus locais de trabalho, por isso essa documentação é importante”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.A informação antecipada pode fazer a diferença entre a segurança e o risco em situações emergenciais.