Postado em .
Itaquaquecetuba registrou a maior queda no número de mortes por acidentes de trânsito em vias municipais entre as cidades do Alto Tietê em 2024. De acordo com o Infosiga, sistema de monitoramento de letalidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a cidade viu uma redução de 35% no número de vítimas fatais no trânsito em comparação a 2023.
Os dados revelam que, em 2024, 20 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Itaquá, enquanto em 2023 foram 31. Mogi das Cruzes aparece em segundo lugar no ranking de redução de mortes, enquanto Suzano e Ferraz de Vasconcelos apresentaram aumento no número de acidentes fatais.
“Os números mostram que nossas ações estão funcionando. A meta agora é intensificar a conscientização de pedestres e motoristas, buscando reduzir ainda mais os acidentes,” destacou o secretário de Mobilidade, Rosinaldo Castro.
Para garantir mais segurança no trânsito, a Prefeitura de Itaquaquecetuba investe anualmente cerca de R$ 8 milhões em melhorias viárias, como sinalização e obras de mobilidade urbana. A Central Semafórica da cidade, que monitora em tempo real os semáforos, também desempenha um papel essencial ao detectar falhas e melhorar o fluxo do trânsito.
Além disso, o município promove anualmente a campanha “Maio Amarelo”, que busca conscientizar a população sobre a segurança no trânsito. As ações incluem simulações de acidentes e resgates, blitz educativas e uma caminhada, com a novidade deste ano sendo um simulador de batida em parceria com a Ecopistas. A cidade ainda conta com uma escolinha de trânsito voltada para a educação de crianças sobre os cuidados nas ruas.
O prefeito Eduardo Boigues ressaltou a importância de aliar infraestrutura de qualidade à conscientização. “Sabemos da importância de uma cidade bem estruturada, mas é essencial educar as pessoas sobre a segurança no trânsito. Seguimos avançando para proporcionar mais qualidade de vida à nossa população”, afirmou.
Solicitações e informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4642-7878.