Postado em .
Estudantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) “Mentes Brilhantes” brilharam em competições nacionais, conquistando 35 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). A entrega das premiações ocorreu na manhã da última sexta-feira (6), durante cerimônia realizada no Colégio Ferreira Master, em Suzano.
O evento celebrou o desempenho de crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, que conquistaram 23 medalhas de ouro, nove de prata e três de bronze, além de certificados de participação. Os resultados, obtidos em maio deste ano, destacaram a dedicação de jovens suzanenses nas competições, que têm alcance nacional e desafiam habilidades técnicas e científicas.
O “Mentes Brilhantes” é uma iniciativa da Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae), em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano. O programa tem apoio da empresa Emibra Embalagens e do Colégio Ferreira Master, proporcionando aos participantes oportunidades de aprofundar conhecimentos em física e astronomia, além de fomentar a inclusão social.
As competições não envolvem apenas estudantes de todo o Brasil, mas também promovem o desenvolvimento de competências como trabalho em equipe e resolução de problemas. Na MOBFOG, por exemplo, equipes enfrentaram o desafio de alcançar lançamentos superiores a 100 metros para se qualificar à Jornada de Foguetes.
O SCFV integra a Política de Assistência Social do Brasil e oferece atividades complementares para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Realizado em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e outros espaços comunitários, como a Aamae, o programa contribui para a inclusão social, educação e cidadania.
O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, destacou a importância de iniciativas como o SCFV para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens. “Esses projetos vão além da educação formal. Eles inspiram os jovens a se destacarem em áreas científicas e tecnológicas, preparando-os para os desafios de uma sociedade cada vez mais exigente e contribuindo para um futuro promissor em Suzano”, afirmou.