Postado em .
Entre sexta-feira (20) e domingo (22), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba atendeu 75 ocorrências de perturbação de sossego durante a Operação Calmaria. A ação teve como objetivo combater festas clandestinas e os chamados “fluxos” — eventos denunciados pela população, conhecidos por causar transtornos em diversos bairros da cidade.
Na sexta-feira, os agentes concentraram seus esforços na fiscalização de adegas e estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas. A operação foi intensificada no sábado, quando equipes da GCM realizaram orientações em estabelecimentos comerciais na comunidade Tubulação, localizada no Jardim Miray, reforçando o cumprimento das normas de sossego público.
Já no domingo, no Parque Viviane, a GCM conseguiu impedir a formação de um fluxo que contava com paredões de som, comuns em eventos com aglomeração. Os agentes orientaram os proprietários de estabelecimentos comerciais e veículos equipados com sistemas de som sobre a legislação vigente. O caminhão “Tempestade”, equipamento utilizado pela GCM para dispersão de multidões, foi acionado, mas não houve a necessidade de intervenção forçada, uma vez que a dispersão ocorreu pacificamente.
A população pode colaborar com a GCM denunciando eventos irregulares ou perturbações do sossego pelo número 153. A operação Calmaria faz parte de um esforço contínuo das autoridades para garantir a tranquilidade dos moradores de Itaquaquecetuba.