Postado em .
A segunda edição da “Operação Copa Segura”, deflagrada na noite da última quarta-feira (24), resultou na captura de um foragido da Justiça e na apreensão de uma motocicleta na região do Jardim Colorado, em Suzano. A ofensiva integrada reuniu a Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Militar (PM) e o Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, com o objetivo de garantir a ordem pública e a segurança da população durante a transmissão da partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Fifa 2026.
A mobilização ocorreu entre 18 horas e 23h30, empenhando 22 agentes de segurança e 11 viaturas — sendo sete da GCM e quatro da PM. As forças policiais concentraram os trabalhos em patrulhamentos preventivos, bloqueios viários estratégicos e pontos de fiscalização em locais com maior adensamento e circulação de pessoas no município.
Durante o período da operação, as equipes abordaram 54 pessoas e fiscalizaram 16 veículos, dos quais cinco eram automóveis e 11 eram motocicletas. No decorrer das vistorias e checagens de documentos, os agentes identificaram um indivíduo com mandado de prisão em aberto. O procurado foi detido imediatamente e conduzido à Delegacia Central de Polícia de Suzano para o cumprimento das medidas judiciais.
Ainda na mesma noite, as autoridades efetuaram o recolhimento de uma motocicleta para o Pátio Municipal após a constatação de irregularidades administrativas e de trânsito. Pela administração municipal, a operação mobilizou o efetivo da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), da Ronda Ostensiva com Motocicletas (Romo), viaturas operacionais da GCM e fiscais de trânsito.
O secretário municipal de Segurança Cidadã, Francisco Balbino, destacou a eficiência do planejamento integrado entre o Estado e o Município.
“A operação foi eficiente e mostra que o trabalho conjunto faz a diferença. Além de garantir um ambiente mais seguro para que a população acompanhasse a partida da seleção brasileira, a ação resultou na captura de um procurado pela Justiça e na fiscalização preventiva de indivíduos e veículos”, avaliou o chefe da pasta.