Postado em .
Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (7), uma operação conjunta da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público (MP) e do 15º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) cumpriu mandado de busca e apreensão no prédio do Pró-Criança, unidade de pronto atendimento infantil localizada em Arujá.
O alvo da operação é a Organização Social Mahatma Gandhi, responsável pela gestão do equipamento público de saúde desde sua inauguração, em 2024. A ação faz parte de uma investigação que apura possíveis irregularidades na execução de contratos firmados pela OS em municípios paulistas.
Em nota oficial, a Prefeitura de Arujá informou que acompanha com atenção os desdobramentos da investigação e reafirmou seu compromisso com a transparência, a legalidade e a continuidade da excelência nos serviços públicos de saúde. Segundo o comunicado, todas as decisões administrativas e técnicas no Pró-Criança são de responsabilidade exclusiva da Organização Social, sem interferência da gestão municipal.
A Mahatma Gandhi, fundada em 1968, atua na área da saúde em diversas cidades do Estado de São Paulo e foi selecionada por meio de Chamada Pública em junho de 2024 para administrar o Pró-Criança, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Ainda de acordo com a Prefeitura, todos os documentos referentes ao contrato estão disponíveis em plataformas oficiais de transparência.
A administração municipal informou também que abrirá uma sindicância interna para averiguar eventuais irregularidades no contrato de gestão firmado com a entidade, além de garantir que os serviços prestados à população não serão afetados. “O atendimento continuará ocorrendo normalmente, com a mesma atenção, cuidado e qualidade que sempre foram a marca do Pró-Criança”, afirma a nota.
A Secretaria de Assuntos Jurídicos de Arujá acompanha o caso e se diz confiante quanto à legalidade e regularidade do contrato vigente. Os salários e vínculos dos profissionais da unidade também estão garantidos, segundo a Prefeitura.