Postado em .
A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Habitação, em parceria com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), participa da edição 2025 do Outubro Urbano, uma iniciativa global promovida pelo ONU-Habitat que estimula debates sobre o futuro das cidades e a melhoria da qualidade de vida nas áreas urbanas.
Criado pelo escritório do ONU-Habitat no Brasil, o Circuito Urbano faz parte da programação oficial do Outubro Urbano e tem como propósito dar visibilidade e apoio a eventos realizados em todo o país. Desde 2018, mais de mil atividades já foram promovidas, consolidando o Brasil como um dos países líderes na mobilização em torno da agenda urbana.
Neste ano, a sétima edição do Circuito Urbano traz o tema “Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis”, com quatro eixos centrais de discussão:
A iniciativa conta com apoio institucional do Ministério das Cidades e busca fortalecer políticas públicas, reconhecer boas práticas e promover a construção de cidades mais resilientes, inclusivas e alinhadas aos compromissos climáticos globais, em sintonia com a COP30, que será realizada em Belém (PA), em novembro de 2025.
Em Osasco, as atividades acontecem entre os dias 22 e 24 de outubro, no auditório da Unifesp (Rua General Newton Estilac Leal, 354, Quitaúna). A programação inclui painéis e debates com especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil sobre temas como habitação, mudanças climáticas, regularização fundiária e participação popular.
22/10
23/10
24/10
O ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos) é a agência da ONU responsável por promover o desenvolvimento urbano sustentável e moradia adequada para todos. Criado em 1978, o programa atua globalmente com o objetivo de apoiar governos e comunidades na construção de cidades mais inclusivas, seguras e ambientalmente equilibradas.