Postado em .
A Paróquia São Lucas, em Arujá, será palco de um evento religioso de grande importância para a comunidade católica. As relíquias de São Vicente de Paulo, juntamente com uma réplica de seu corpo em cera, estarão disponíveis para veneração na igreja localizada na Alameda das Rosas, 628, no bairro Nova Arujá. O evento faz parte das comemorações dos 400 anos da Congregação da Missão (CM), fundada por São Vicente de Paulo, e está percorrendo dioceses em todo o Brasil desde abril deste ano, com previsão de término em março de 2028.
As relíquias incluem uma de primeiro grau, um fragmento do osso da costela do santo, e duas de segundo grau, uma carta escrita por São Vicente para Santa Luísa de Marillac e um pedaço de sua túnica. Esses itens sagrados são objeto de grande devoção entre os fiéis, sendo oportunidades únicas para os devotos fortalecerem sua fé e conhecerem mais sobre a vida do padroeiro das Associações de Caridade.
O itinerário religioso começa na quinta-feira, 28 de novembro, às 20h, com a exibição do filme sobre São Vicente de Paulo no salão paroquial. Na sexta-feira, 29 de novembro, a programação segue com um café comunitário às 17h, seguido de visitas às residências e a recitação do Santo Terço. A procissão em homenagem ao santo será realizada às 19h, partindo da Rua São Vicente, n° 252, e passando por várias ruas do bairro até chegar à Matriz São Lucas, onde será celebrada uma Santa Missa às 20h. A noite será concluída com um lanche comunitário e a Adoração ao Santíssimo Sacramento.
No sábado, 30 de novembro, as atividades começam cedo, com a concentração às 7h30 na Praça Santa Maria, no bairro Jordanópolis, e a chegada das relíquias será marcada por uma carreata pelas principais ruas de Arujá. Durante o dia, os fiéis poderão visitar as relíquias, participar de confissões, missas e momentos de oração. A programação será encerrada com um almoço comunitário e um momento de despedida às 13h30.
A réplica do corpo de São Vicente, trazida de Roma, tem o objetivo de difundir a espiritualidade Vicentina, inspirando os fiéis a aprofundarem-se na vida e no legado do santo, cuja obra de caridade continua a influenciar o mundo. As relíquias estarão disponíveis para visitação até as 17h do dia 30 de novembro, oferecendo aos devotos uma oportunidade única de proximidade com a história e o exemplo de São Vicente de Paulo.