Postado em .
O prefeito de Itaquaquecetuba, Delegado Eduardo Boigues (PL), alcançou 82,8% de aprovação em um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, índice que o coloca à frente de gestores de grandes capitais do país como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. A marca também supera a avaliação do prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches (PL), e é considerada uma das mais altas registradas recentemente no Brasil.
Segundo o estudo, Boigues ultrapassa numericamente Ricardo Nunes (MDB), da capital paulista, que aparece com 63% de aprovação; Eduardo Paes (PSD), do Rio de Janeiro, com 67,4%; e João Campos (PSB), do Recife, que atingiu 77% conforme o Datafolha. Em Guarulhos, Lucas Sanches soma 67%.
Reeleito em 2024 com expressivos 92,9% dos votos válidos, o maior índice entre cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes, Boigues atribui o desempenho ao foco em áreas historicamente negligenciadas, como Saúde e Infraestrutura, ambas apontadas pela pesquisa como os principais destaques de sua gestão.
A pesquisa foi realizada presencialmente em Itaquaquecetuba entre 1º e 4 de novembro, ouvindo 704 moradores. O estudo tem margem de erro de 3,8 pontos percentuais e 95% de nível de confiança.
Os dados mostram que:
Para o prefeito, o reconhecimento reflete um conjunto de ações baseadas em compromisso, responsabilidade e austeridade, fatores que, segundo ele, recolocaram Itaquaquecetuba em posição de destaque nacional.
“Estar entre os prefeitos com a melhor avaliação do Brasil é motivo de satisfação, porque demonstra que o trabalho administrativo está chegando na ponta, no dia a dia do cidadão. Atender cada vez melhor a população de Itaquaquecetuba é o que faz sentido ao nosso trabalho como prefeito. É o que, no fim, importa”, afirmou o delegado.