Postado em .
O município de Poá também será contemplado com uma Praça da Cidadania. A confirmação foi feita pelo governador Tarcísio de Freitas na manhã desta terça-feira (25), durante a entrega do mesmo equipamento em Mogi das Cruzes.
Em sua fala, o governador do Estado de São Paulo brincou que o prefeito de Poá, Saulo Souza, já estava com o ofício em mãos para fazer o pedido oficial. Tarcísio também afirmou que, em breve, estará em Itaquaquecetuba para entregar mais uma unidade da Praça da Cidadania.
O Programa Praça da Cidadania foi idealizado pelo Fundo Social de São Paulo e instituído pelo Governo do Estado, com o objetivo de oferecer espaços voltados à proteção e inclusão social, qualificação profissional e participação comunitária para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa combina melhorias urbanas, como áreas esportivas e de lazer, com a oferta de cursos de capacitação e políticas de assistência social.
A estrutura da Praça pode variar conforme o projeto de cada município, podendo incluir academia ao ar livre, pista de caminhada, quadras poliesportivas, campo de futebol society, quadra de basquete 3×3, pista de skate, área de jogos, parquinho infantil, arena ao ar livre, pergolado, jardim de chuva e horta comunitária.
Além dos espaços para esporte e lazer, o projeto prevê a construção de um edifício destinado à Escola de Qualificação Profissional, que oferecerá cursos nas áreas de Gastronomia, Beleza e Bem-Estar, Moda e Arte, Informática, Construção Civil e Sustentabilidade, Administração e Empreendedorismo. O espaço contará ainda com Sala de Atendimento e Salas Multiuso para atividades culturais e comunitárias, realizadas em parceria com as prefeituras, entidades da sociedade civil e parceiros privados.
Os municípios atendidos pelo programa possuem grande concentração populacional e significativa vulnerabilidade social. Para os municípios menores, o Fundo Social de São Paulo mantém o atendimento por meio de convênios com os Fundos Sociais Municipais.