Postado em .
Com lotação máxima no Theatro Vasques, a Prefeitura de Mogi das Cruzes anunciou ontem (1) a revitalização da fachada do prédio durante a cerimônia de reabertura do equipamento cultural. O evento contou com um concerto especial da Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, que abriu a temporada de 2025 com um tributo a Elis Regina. O público presente também teve a oportunidade de conhecer de perto as melhorias e benfeitorias realizadas no espaço.
A cerimônia contou com a presença da prefeita Mara Bertaiolli, do vice-prefeito Téo Cusatis, do secretário municipal de Cultura, Guilherme Dela Plata, e da secretária adjunta de Cultura, Teresa Christina Vaz. Durante o evento, a prefeita destacou o empenho da gestão na valorização do patrimônio cultural da cidade.
“O teatro precisou ser fechado para adequações técnicas e agora, com um novo sistema de ar-condicionado, podemos dar mais um passo importante na preservação desse espaço. Somamos esforços de várias secretarias para reabrir as portas do nosso teatro municipal em grande estilo, ao som de Elis Regina neste concerto emocionante”, afirmou Mara Bertaiolli.
O secretário de Cultura, Guilherme Dela Plata, ressaltou que toda a equipe trabalhou para que o Theatro Vasques voltasse a receber o grande público com atrações de qualidade. “É com grande satisfação que anunciamos a revitalização da fachada externa do teatro. Além disso, a unidade receberá pintura interna e externa, recuperação e troca das janelas, reforçando a identidade visual deste patrimônio histórico”, explicou.
A programação da noite contou com uma apresentação especial da Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, que homenageou Elis Regina com a participação da cantora Aline Chiaradia. Clássicos como “O Bêbado e o Equilibrista”, “Como Nossos Pais” e “Madalena” emocionaram o público. A entrada para o concerto foi solidária e arrecadou cerca de 115 pacotes e latas de leite em pó, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social pelo Fundo Social de Mogi das Cruzes.
Além das melhorias estruturais, a revitalização do teatro também contemplou projetos de acessibilidade. Agora, o espaço conta com uma plataforma elevatória para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, permitindo o acesso dos camarins ao palco. Outras adaptações incluem pisos táteis, novas placas de identificação em braile, reformas nos camarins e adequações nos banheiros.
O secretário de Cultura também destacou a parceria com o Instituto Criarte, que, por meio de um projeto contemplado pelo Profac, realizou melhorias no teatro. “Graças a essa iniciativa, o Theatro Vasques se tornou mais acessível e recebeu benfeitorias nos camarins, garantindo mais conforto para artistas e produtores culturais”, concluiu Dela Plata.