Postado em .
Uma iniciativa inovadora da Prefeitura de Itaquaquecetuba, o projeto “Tradição e Direito”, foi selecionado para a 1ª Mostra de Experiências de Trabalho Social com Famílias da Proteção Social Básica do Estado de São Paulo. Desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social do município, o projeto tem como objetivo garantir o acesso a benefícios e promover a inclusão social dos povos ciganos que residem na região.
Com foco no mapeamento de territórios e no respeito às tradições culturais, o Tradição e Direito foi elogiado pela sensibilidade com que abordou os povos tradicionais ciganos. A Mostra, promovida pelo governo estadual, visa reconhecer projetos que envolvem famílias assistidas pelo SUAS (Sistema Único de Assistência Social), e o projeto de Itaquaquecetuba destacou-se pelos resultados alcançados e pelo olhar inclusivo às comunidades marginalizadas.
Desenvolvido entre janeiro e julho deste ano, o projeto mapeou as famílias da comunidade cigana que vivem no município há mais de 30 anos, com o objetivo de cadastrá-las em programas sociais. Através de uma busca ativa, realizada pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Morro Branco, Caiuby e Recanto Mônica, foram identificadas três comunidades ciganas, totalizando 68 famílias e 116 pessoas.
Antes da execução do projeto, dados do Cadastro Único de Itaquaquecetuba mostravam que apenas 52 famílias ciganas estavam cadastradas, das quais 32 recebiam o benefício do Bolsa Família. Após a implementação do projeto, o número de famílias cadastradas aumentou cerca de 30%, alcançando 68 famílias, sendo que 41 delas passaram a receber benefícios sociais.
O sucesso do Tradição e Direito reforça a importância de iniciativas que ampliam o alcance da assistência social, garantindo que comunidades tradicionais, como os povos ciganos, tenham seus direitos assegurados e acesso pleno a políticas públicas.